71% das brasileiras não sabem que absorventes podem ser nocivos à saúde, diz estudo

Muitas mulheres não sabem que os absorventes tradicionais contêm substâncias que podem ser nocivas à saúde. Conforme demonstra um estudo feito por médicos da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, a carboximetilcelulose geleificada, usada nos absorventes, proporciona um meio viscoso propício para o desenvolvimento de bactérias. Além disso, ainda existem outras substâncias nocivas, como a dioxina e o rayon.

E a Famivita, em seu mais recente estudo constatou que 71% das brasileiras não sabem que os absorventes tradicionais contêm substâncias nocivas para a saúde. Especialmente as 79% de mulheres que optam por utilizar os absorventes externos tradicionais, e as 15% que utilizam os absorventes internos.

Os dados por estado demonstram que, a Paraíba é o estado em que mais mulheres sabem que os absorventes podem ser nocivos para a saúde, com 36% das participantes. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, 30% e 28%, respectivamente, sabem sobre esse fato. Já o Ceará, é o estado em que menos mulheres têm conhecimento sobre os absorventes serem nocivos, com 21% das participantes.

Mas, o que fazer se os absorventes são nocivos à saúde da mulher? Segundo a empresa, a  melhor solução e a mais recomendada é o coletor menstrual, que é de silicone 100% hipoalergênico, além de ser uma opção mais econômica. Os coletores menstruais são também ecológicos, pois são reutilizáveis e feitos de material sustentável. Porém, conforme também constatamos em nosso estudo, somente 2% das brasileiras utilizam o coletor menstrual.

Related posts

Vazamento de dados e ataques Ransomware, Pentest pode ser uma alternativa para maior proteção

Planos de saúde coletivos terão aumento pela terceira vez consecutiva

Healthtech cria app que utiliza machine learning para calcular tempo de consulta