A Farmarcas, que se autoclassifica como o quarto maior grupo do setor farmacêutico no país, aponta como um dos fatores para o seu crescimento as lojas populares das bandeiras Ultra Popular, Super Popular, Maxi Popular e Mega Popular. Segundo a empresa, nos últimos doze meses, encerrados em abril, as lojas das 12 redes associadas a Farmarcas cresceram 28,18%, na comparação com o período anterior. Já o varejo farmacêutico como um todo, a rede cresceu 10,89%.
A perspectiva da empresa agora é que os projetos relacionados às lojas da quatro bandeiras evoluam. Um exemplo foi a inauguração de uma unidade da Ultra Popular no município de Lauro de Freitas, na Bahia, em abril. Trata-se da maior loja do município e um projeto desenvolvido do zero pelo departamento de marketing da Farmarcas.
Segundo Gilcy Braga, associado proprietário da unidade, foi uma excelente oportunidade de construir algo grandioso como nunca foi visto antes na região. “Eu enxerguei esse projeto como uma folha em branco onde a gente pôde desenhar buscando as melhores opções, desde posicionamento de loja ao layout da loja.” “Quando se cria um projeto do zero, conseguimos fazer um trabalho bem melhor do que quando reformamos um local que já está construído e é preciso fazer diversas adaptações. Trata-se de uma loja construída em cinco meses e, com toda certeza, isso só foi possível por conta do suporte oferecido pela Farmarcas”, completa ele.
A nova loja da Ultra Popular é considerada uma megaloja, agregando não apenas mais espaço interno, mas também um estacionamento com mais de 15 vagas disponíveis. Assim, com mais de 900 lojas espalhadas por todo o Brasil, a Ultra Popular é um grande exemplo de como a gestão da Farmarcas contribui para o sucesso de inúmeros associados.
Toda a estrutura do modelo associativista é pensada para atender as principais necessidades de cada drogaria. Isso acontece por meio de estratégias de comunicação, análise prévia do ponto onde as lojas serão inauguradas, pesquisa de público e muitas outras diretrizes importantes.
Entenda o modelo das populares
No modelo popular de drogarias, o principal foco são os preços. O empresário trabalha para ter o melhor preço da região e para a farmácia ser considerada econômica pelo consumidor. No entanto, o mais relevante para as farmácias do modelo popular ligadas a Farmarcas é a conquista de mercados estratégicos que pareciam muito complexos pela distância geográfica, sendo que a rede não se limita aos grandes centros e estando na grande maioria dos estados brasileiros.
“O modelo de farmácias populares desenvolvido pela Farmarcas possibilita aos empresários se associarem e captarem ótimos resultados por meio de compartilhamento de ferramentas modernas de gestão e de compras coletivas. Contudo, é importante destacar que o grande diferencial é a capacitação constante dos empresários e funcionários das lojas”, explica Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas.
Assim, diz ele, o grande destaque se dá para o suporte na gestão, dado pela área de Sucesso do Associado, que conta com profissionais especializados que acompanham de perto o dia a dia da empresa e seus resultados. “Funciona como se as farmácias tivessem uma consultoria particular. No dia a dia do negócio, muitos administradores deixam passar decisões que são importantes para o resultado do negócio, mas os anjos estão atentos justamente para alertá-los”, explica o presidente Edison Tamascia. Segundo ele, o sucesso é tão grande que o modelo popular de farmácia vem sendo copiado por diversas farmácias e lojas em todo país.