Fundamental em todas as verticais de uma economia cada vez mais digitalizada, a conectividade desempenha papel determinante no segmento de saúde, setor esse que assiste à explosão do emprego da tecnologia nos processos médico-hospitalares. Necessária para aprimorar sistemas internos, prontuários e monitoramento, uma cobertura de qualidade resulta em redução de até 70% nas falhas de comunicação de dispositivos móveis no atendimento, melhor comunicação e assistência para pacientes e seus familiares, além de permitir a utilização de soluções avançadas viabilizadas pelo 5G, como teleconsultas remotas e sensorização do ambiente hospitalar, consolidando-se assim como uma vantagem competitiva para os principais players do setor.
Não por acaso, o mercado de sistemas de antenas indoor (DAS), ideal para empreendimentos hospitalares por não interferir nas operações e equipamentos médicos, tende a crescer na esteira do potencial de participação da tecnologia digital, incluindo o 5G, no setor – dados do Ministério da Saúde indicam que, até 2028, o mercado de saúde digital no Brasil poderá ultrapassar R$ 5 bilhões em investimentos anuais, impulsionado principalmente por tecnologias como inteligência artificial generativa, prontuários eletrônicos interoperáveis e soluções preditivas baseadas em big data.
Com o sistema de antenas indoor (DAS), a QMC já levou sua solução de conectividade para 27 hospitais no país, cobrindo cerca de 5 mil leitos e um fluxo mensal de mais de 1 milhão de pessoas. Alguns deles já contam com o upgrade da rede para o 5G, tendência que deve ser seguida por outros empreendimentos em breve.
A solução DAS conecta a rede das operadoras a pequenas antenas estrategicamente espalhadas pelo empreendimento, vencendo barreiras físicas, como paredes e portas reforçadas, comuns ao ambiente hospitalar, propiciando cobertura de qualidade para todos os espaços do empreendimento hospital. E foi justamente para solucionar desafios impostos por uma conectividade limitada, responsável por falhas de sinal e lentidão no atendimento, que a Rede D’Or, maior grupo de hospitais privados do país, estabeleceu em 2018 uma parceria com a QMC.
Nos mais de seis anos de parceria com o grupo, a empresa transformou a experiência de atendimento de colaboradores e pacientes dos hospitais. Entre os benefícios alcançados destacam-se a comunicação de ponta, sinal de celular de alta qualidade, conexão do corpo médico, dados em tempo real, menor necessidade de investimento em redes wi-fi – agora menos congestionadas, modernização e automatização de equipamentos, suporte a aparatos críticos, satisfação e confiança do cliente.
“Somos a maior empresa de saúde da América Latina, tendo como marcas o atendimento humanizado, a qualificação da equipe, a valorização dos pacientes e a adoção de novas tecnologias, sempre dedicada a oferecer a melhor e mais avançada assistência aos usuários e seus familiares. Para isso, contar com conectividade de qualidade em todo o ambiente hospitalar é fundamental. E podemos dizer que encontramos na QMC uma parceira capaz de proporcionar uma cobertura de sinal alinhada às nossas demandas”, ressalta Luiza Favorito Martins, responsável de Negócios Imobiliários da Rede D’Or.
“Com o maior portfólio de projetos hospitalares do Brasil, a QMC está posicionada como referência em sistemas de antenas indoor, atendendo simultaneamente às necessidades e expectativas dos hospitais e das operadoras, consolidando-se assim como um parceiro indispensável para fornecer a infraestrutura necessária para uma cobertura robusta, abrangente e economicamente viável”, afirma Murilo Almeida, presidente da QMC Brasil.