A BurnUp, healthtech especializada em saúde mental e emocional, chega ao Brasil com uma proposta de transformar o cuidado com a saúde mental em uma prioridade acessível para empresas e indivíduos. O lançamento da plataforma acontece em um momento estratégico para o mercado corporativo brasileiro: a atualização da Norma Regulamentadora NR-1, que a partir de 26 de maio de 2025, exigirá que todas as organizações identifiquem e gerenciem riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
Por isso, focada em promover a saúde integral, a BurnUp oferece uma gama de serviços e recursos que vão desde testes gratuitos de saúde mental até a conexão com clínicas e profissionais especializados. A startup se posiciona como um aliado estratégico para organizações que buscam não apenas cuidar da saúde emocional de seus colaboradores, mas também melhorar a produtividade e o clima organizacional. A BurnUp se lança como uma opção de benefício gratuito que permite que as empresas possam mapear as necessidades de saúde mental dos seus setores e, assim, criar planos de ação.
Com a nova exigência da legislação trabalhista, o assunto entra em pauta para reforçar a importância de prevenir impactos negativos à saúde emocional causados por fatores como sobrecarga de trabalho, assédio moral ou sexual e ambientes tóxicos. Somente em 2024, segundo o Ministério da Previdência Social, o Brasil registrou o maior número de afastamentos por transtornos mentais em uma década — 472 mil casos, um aumento de 67% em relação ao ano anterior. Atualmente, o país também ocupa a segunda posição no ranking mundial de casos de burnout, com estimativas que apontam que cerca de 30% das pessoas ocupadas convivem com o transtorno.
“Com as mudanças na NR-1, cuidar da saúde emocional nas empresas deixa de ser apenas um diferencial competitivo e se torna uma obrigação legal nas empresas. A BurnUp chega para apoiar o público corporativo com soluções acessíveis nesse momento de transição”, explica Vanessa Peixoto, CEO da BurnUp. Segundo a executiva, para as organizações, uma equipe emocionalmente saudável significa menor volume de afastamentos, rotatividade de funcionários e prevenção do desenvolvimento de quadros mais graves que podem levar ao esgotamento mental, à depressão e o burnout. “Hoje, existe um espaço para avançar nesse setor e vemos que, para empresas e pessoas, cuidar da saúde tornou-se um investimento necessário”, acrescenta.
Soluções em saúde mental para pessoas, empresas e profissionais
A plataforma oferece gratuitamente às empresas um “farol de saúde mental” dos setores, com resultados sigilosos e exclusivos para cada colaborador. Além disso, os funcionários têm acesso a todos os produtos da BurnUp sem custos adicionais, exceto quando utilizam os parceiros de saúde do ecossistema, mediante o plano de saúde vinculado à empresa.
Pessoas físicas também podem acessar a BurnUp por meio do site ou app, aproveitando conteúdos, informações e ferramentas para acompanhar sua saúde mental e emocional. Além disso, podem participar de aulas de exercício físico no BurnUp Move e ouvir o BurnUp Cast, de forma gratuita. A plataforma também oferece a possibilidade de agendar consultas com profissionais e clínicas de saúde, tanto de maneira virtual quanto presencial, com segurança e a preços acessíveis.
A BurnUp também abre um espaço para clínicas de saúde e profissionais, que podem expandir seu alcance digital e aumentar sua visibilidade de atuação. O ecossistema oferece, sem custos, uma plataforma de gestão de agendamentos, permitindo que médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e outros profissionais gerenciem sua rotina com autonomia e sem comissões sobre os atendimentos. O pagamento da mensalidade é feito apenas após a primeira consulta agendada, oferecendo mais flexibilidade a esse público
“Acreditamos que a saúde mental é resultado do cuidado com o corpo e a mente, por isso investimos em trazer para o mercado uma plataforma que disponibiliza soluções para esses três públicos. Nosso objetivo é ser uma ferramenta para a promoção de bem-estar e um canal seguro e confiável para informações sobre saúde mental e emocional”, finaliza a CEO da BurnUp.