quarta-feira, abril 30, 2025
Home News Solução pioneira de saúde digital combate alcoolismo

Solução pioneira de saúde digital combate alcoolismo

por Redação
0 comentários

Na contramão do aumento do consumo abusivo de álcool no Brasil, uma solução digital pioneira, o Modera SP, estará disponível gratuitamente para toda a população de São Paulo por meio do app e-Saúde, que permite a cada indivíduo entender seu padrão de consumo de bebidas alcoólicas e acessar informações que ajudam a ter hábitos mais saudáveis.

Mais de 45 mil usuários em São Paulo já se beneficiam do Modera SP, que tem potencial real para reduzir os impactos negativos do consumo nocivo de bebidas alcoólicas na saúde e na sociedade. O Modera foi testado e implementado em toda a cidade de São Paulo e agora está pronto para ser replicado em outros municípios interessados.

Em desenvolvimento desde 2023 pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo em parceria com comitê científico da USP e Auíri Inovação para Impacto, o Modera SP foi implementado em um projeto piloto em 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 2 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e, após validação, o programa foi aberto para toda a cidade de São Paulo, em 479 UBS e 103 CAPS.

A solução digital foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar com especialistas em mudança de comportamento e usabilidade para que fosse eficaz, acolhedora e de fácil acesso. Sua aplicação independe de um profissional de saúde, o que garante privacidade e escala.

Por que o Modera SP foi desenvolvido

Abusar do consumo de bebidas alcoólicas é um conhecido fator de risco à saúde e, de acordo com dados da pesquisa VIGITEL 2023, do Ministério da Saúde, mais pessoas vêm fazendo isso no Brasil — 15,7% em 2006 para 20,8% em 2023. A atenção especial está voltada às mulheres, cuja variação foi de 7,8% em 2006 para 15,2% em 2023.

“Esses dados reforçam a relevância de uma política pública de saúde que atue na prevenção e educação em saúde, incentivando hábitos mais saudáveis e é com esse objetivo que desenvolvemos o Modera SP”, explica Sandra Sabino, Secretária Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Como funciona o Modera SP

O Modera SP está disponível gratuitamente no app e-Saúde, para toda a população de São Paulo e foi idealizado a partir da metodologia de triagem e intervenção breve, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das políticas públicas de melhor custo-benefício para a prevenção do consumo nocivo de bebidas alcoólicas.

Funciona da seguinte forma: O usuário responde ao questionário online AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test), instrumento padronizado internacionalmente. A partir das respostas, recebe automaticamente, via sistema, uma classificação de risco baseada em quatro categorias, que vão desde o baixo risco até sinais de possível dependência. Menores de 18 anos e gestantes, recebem orientações específicas.

Além da classificação, ele também recebe conteúdos e ferramentas educativas específicas para o seu caso, com plano de mudança comportamental, vídeos sobre os impactos do álcool na saúde e no orçamento familiar, práticas de respiração, sugestões de atividades substitutivas e mecanismos de monitoramento do consumo semanal.

“É uma solução digital de saúde pioneira e inovadora, porque coloca a prevenção na palma da mão das pessoas, de forma simples, acessível, baseada em evidências e com alto impacto” reforça Bettina.

Modera é política pública de atenção básica

O programa foi pensado para ser uma política pública permanente de saúde. Por isso, além da interface para o cidadão, também disponibiliza funcionalidades para profissionais da saúde, oferecendo recursos para o acompanhamento clínico, gestão de dados e encaminhamento de pacientes para a rede de atenção básica, quando necessário. Também há um módulo de treinamento online para profissionais de atenção básica, que já atingiu mais de 2500 médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde.

“O Modera SP representa um avanço na integração entre saúde digital e políticas públicas preventivas. Cada US$ 1 investido em prevenção do álcool gera US$ 9,1 em benefícios, segundo a OMS”, reforça Sandra Sabino, Secretária Executiva da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside