quinta-feira, novembro 21, 2024
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IA aumenta em 16 vezes a audiência de campanha da Jontex

por Redação
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A máxima publicitária de que “sexo vende” costuma valer para quase toda indústria, especialmente para a de entretenimento adulto. Em 2022, o número de empresas de acessórios e produtos de bem-estar sexual bateu recorde no Brasil, com alta de 34,7%, em comparação ao ano anterior. O mercado de preservativos, no entanto, não vem acompanhado a pujança do setor.

A mais recente Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo IBGE, revelou que 60% dos brasileiros não usaram camisinha em nenhuma relação sexual nos 12 meses anteriores. O estudo mostrou, ainda, que o percentual de adolescentes que usam camisinha durante o sexo caiu de 72%, em 2009, para atuais 59%.

Para reagir à prática de sexo sem proteção – e obviamente aumentar a venda de preservativos –, a Jontex tem investido não só na sofisticação de seus produtos, mas também nas estratégias de marketing para promovê-los. Uma das apostas recentes da empresa foi aplicar Inteligência Artificial para aumentar a eficácia de uma campanha de camisinhas premium. Os vídeos foram veiculados no Instagram e Facebook.

Com o uso da plataforma de Inteligência Artificial da VidMob, a Jontex conseguiu multiplicar por 16 o número de vídeos assistidos, atingindo diretamente o principal objetivo da campanha, que era aumentar o awareness da linha premium da marca. Mas os ganhos com o uso da ferramenta de IA não param por aí. O índice de conversão da campanha aumentou em 150% – o que, neste caso, significa que mais que dobrou o número de pessoas que, enquanto assistiam aos filmes, clicaram em um link para obter mais informações sobre o assunto.

Os resultados foram aferidos com base na comparação das performances dos anúncios originais da Jontex e das peças atualizadas pela VidMob, após a análise da plataforma de IA da empresa. “Hoje, com a ajuda da IA, conseguimos medir a eficácia dos anúncios com uma precisão que nunca tivemos antes, o que permite que os anunciantes sejam capazes de avaliar o real retorno sobre os investimentos em marketing”, diz Camilo Barros, VP Latam da VidMob.

A plataforma de IA da VidMob analisa dados tanto dos aspectos criativos de um anúncio, quanto do comportamento da audiência, enquanto a peça é veiculada em uma rede social. A ferramenta faz uma espécie de decupagem do vídeo, frame a frame, identificando cada elemento que aparece na imagem: se a peça conta com atores, o tipo de feição que eles aparentam, se eles estão indoor ou outdoor, a localização da logomarca, as cores e os contrastes utilizados, se há objetos, plantas ou animais na cena, e tudo no momento exato em que aparecem no vídeo.

A massa de dados dessa decupagem é combinada com as informações coletadas pelas redes sociais, que revelam, por exemplo, quantas vezes o anúncio foi exibido, o número total de visualizações do vídeo, quanto tempo dele cada usuário da rede assistiu, quantas pessoas acessaram um link que levava para o site de vendas da marca.

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