A Boehringer Ingelheim, uma das 20 principais empresas farmacêuticas do mundo, e o Grupo Fleury, referência em saúde no Brasil, anunciam uma parceria estratégica para promover a conscientização sobre a importância dos exames de Albumina e Creatinina na urina para cálculo de sua relação (RACu) e da creatinina sérica para cálculo da Taxa de Filtração Glomerular estimada (TFGe), todos importantes para a detecção precoce da Doença Renal Crônica (DRC)1,2. A colaboração visa sensibilizar médicos e pacientes sobre a relevância do diagnóstico precoce.
A DRC é uma condição progressiva que pode ser silenciosa em seus estágios iniciais e o diagnóstico precoce pode reduzir o risco de complicações nos rins e em outros órgãos1,3. A Relação Albumina-Creatinina na urina (RACu) e o exame de creatinina sérica para cálculo da Taxa de Filtração Glomerular estimada (TFGe) são ferramentas fundamentais na estratégia de detecção precoce de alterações na função renal, o que pode permitir o diagnóstico e início do tratamento antes da progressão para quadros mais graves, como falência renal e necessidade de diálise1.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da DRC incluem diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, condições que acometem grande parte da população1, 4-6. Entre os principais sinais de alerta para a Doença Renal Crônica estão inchaço nas pernas e pés, fadiga, aumento da frequência urinária e urina espumosa1,3,7. Como os sintomas podem ser sutis ou até ausentes nos estágios iniciais, exames laboratoriais periódicos são essenciais para a detecção precoce da doença1,3.
“A parceria com o Grupo Fleury reforça nosso compromisso com a inovação, a prevenção e o acesso à saúde, especialmente no que diz respeito à detecção precoce da Doença Renal Crônica. Identificar a doença em estágios iniciais é essencial para prevenir complicações e garantir uma melhor qualidade de vida para os pacientes”, afirma Dra. Thais Melo, diretora médica da Boehringer Ingelheim no Brasil.
Além de fortalecer a conscientização sobre a importância dos exames de RACu e da creatinina sérica para cálculo da TFGe, a parceria prevê iniciativas para educar médicos e pacientes sobre a importância da triagem laboratorial no diagnóstico precoce da DRC, o que pode reduzir o risco de progressão da doença1. O Grupo Fleury utilizará sua infraestrutura e expertise para garantir maior alcance dessa iniciativa, beneficiando tanto profissionais de saúde quanto a população. Os exames são simples e realizados a partir de uma amostra de urina e de sangue1,8.
“Esta iniciativa conjunta entre Boehringer Ingelheim e Grupo Fleury é um passo importante para aumentar a conscientização sobre a Doença Renal Crônica. Com o diagnóstico precoce, podemos prevenir complicações graves e melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Nosso compromisso é com a inovação e a saúde, garantindo que mais pessoas tenham acesso a exames essenciais para a detecção precoce da DRC”, destaca a Dra. Daniella Bahia, diretora médica e de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Fleury.