Para potencializar a atuação médica em atendimentos remotos, a Conexa, ecossistema digital de saúde da América Latina, firmou uma parceria estratégica com a Sofya, inteligência artificial especializada na transcrição e estruturação de dados médicos. A colaboração busca ampliar o acesso a informações estruturadas e inteligentes, reduzindo tarefas operacionais no suporte clínico para que os profissionais da saúde possam focar mais na interação com os pacientes, sem comprometer a precisão dos registros.
Com um time de mais de 1000 profissionais e 40 especialidades atendidas, a empresa busca constantemente aprimorar a eficiência e a qualidade dos atendimentos virtuais. Para isso, aposta na Sofya, que reduz em até 20% o tempo gasto com burocracia, eliminando a necessidade de digitação manual e otimizando a gestão de prontuários.

Marcelo Mearim, CEO da Sofya e Guilherme Weigert, CEO da Conexa Saúde
A inteligência artificial da Sofya, que possui um índice médio de satisfação (CSAT) de 90% entre médicos e administradores de saúde, funciona como um “segundo cérebro médico”. Ela já está sendo implementada na plataforma com a missão de transcrever consultas em tempo real, captando as falas de médicos e pacientes e garantindo uma precisão superior a 90% no entendimento de termos médicos. “Essa automatização permite a estruturação dos dados clínicos, reduzindo a carga administrativa dos profissionais e garantindo maior eficiência na assistência médica”, detalha Marcelo Mearim, CEO da Sofya no Brasil.
Maior presença médica e qualidade no atendimento
“É muito comum ouvirmos pacientes dizerem que o médico mal os olhou porque ficou o tempo todo digitando. Na telemedicina, temos o desafio adicional da distância. A transcrição automática desburocratiza o trabalho operacional do profissional de saúde, para que ele possa oferecer uma experiência de atendimento ainda mais centrada no paciente. Além disso, assegura o registro preciso das informações para avaliação da qualidade do serviço”, afirma Carla Vianna, gerente de saúde física da Conexa.
Além de otimizar o fluxo de trabalho médico, a parceria contribui para um monitoramento mais preciso dos protocolos clínicos. A transcrição automática garante que todas as interações e orientações sejam registradas, promovendo análises estratégicas para aprimorar os serviços oferecidos e a linha de cuidado para cada paciente, além de promover insights para futuros casos.
“Nosso objetivo é simplificar a rotina médica e eliminar barreiras que impactam o tempo e a qualidade do atendimento. A parceria nos permite também levar a inovação trazida pela IA para um volume expressivo de consultas, melhorando a experiência tanto para médicos quanto para pacientes”, complementa Mearim.
Com essa parceria, a Conexa e a Sofya reafirmam seu compromisso com a inovação e a excelência no atendimento médico digital. Ao integrar inteligência artificial de ponta à telemedicina, ambas as empresas não apenas reduzem a burocracia, mas também elevam a qualidade da interação entre médicos e pacientes.
O impacto vai além da eficiência operacional, promovendo um cuidado mais humanizado, ágil e seguro. Esse é um passo significativo na transformação digital da saúde, abrindo caminho para um futuro onde a tecnologia potencializa, e não substitui, a relação entre profissionais da saúde e seus pacientes.