Home News Testes de detecção precoce de múltiplos cânceres: um simples exame de sangue tem o potencial de revolucionar o rastreamento do tumor

Testes de detecção precoce de múltiplos cânceres: um simples exame de sangue tem o potencial de revolucionar o rastreamento do tumor

por Redação
0 comentário

Os exames de sangue de detecção precoce de múltiplos cânceres (MCEDs) oferecem um futuro no qual um único exame de sangue pode fornecer uma triagem de rotina abrangente para uma variedade de tipos de câncer. Este tipo de teste minimamente invasivo seria uma revolução na detecção precoce de tumores e tem o potencial de melhorar as taxas de sobrevivência e diminuir o peso econômico dos tratamentos em fase avançada. No entanto, os MCEDs ainda estão nos estágios iniciais de desenvolvimento. O novo relatório do Swiss Re Institute “Multi-Cancer Early Detection: cancer screening beyond today’s boundaries”, explora os riscos e oportunidades futuras para pacientes e seguradoras.

Natalie Kelly, Head Global L&H Underwriting, Claims & R&D da Swiss Re afirma: “Os MCEDs oferecem-nos esperança de contrair câncer nas fases iniciais, aumentando as taxas de sobrevivência e reduzindo custos, evitando tratamentos complicados em fases tardias. No entanto, dada esta fase inicial do seu desenvolvimento, precisamos examinar cuidadosamente o seu potencial, os seus riscos e as implicações para as seguradoras.”

Detecção precoce para salvar vidas e reduzir custos de tratamento

Os exames de sangue MCED são um tipo de biópsia líquida que pode detectar biomarcadores de câncer em uma única amostra de sangue. Esses exames de sangue minimamente invasivos podem ser eficazes na detecção de cânceres em um estágio inicial, potencialmente antes que os pacientes estejam sintomáticos.

Um estudo indica que o diagnóstico precoce pode melhorar significativamente as taxas de sobrevivência de 5 anos para alguns tipos de câncer em 15-25%, se puderem ser detectados antes de se espalharem para outras partes do corpo. [1]

A detecção precoce também tem o potencial de reduzir o custo do tratamento do câncer. A instituição Cancer Research UK concluiu que o tratamento para certos tipos de tumor nas fases 3 e 4 custa ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido quase duas vezes e meia mais do que o montante gasto no tratamento de tumores nas fases 1 e 2. [2]

Preocupações com a falta de evidências do mundo real e potencial para resultados de testes imprecisos

Embora o potencial para aumentar a capacidade de sobrevivência seja promissor, o Swiss Re Institute recomenda cautela. Embora as evidências estatísticas apontem para grandes ganhos teóricos nas taxas de sobrevivência e na redução de custos, nesta fase inicial de desenvolvimento não existem estudos que tenham validado esse potencial num cenário do mundo real. Além disso, os testes MCED requerem atualmente validação clínica por métodos de diagnóstico convencionais antes de iniciar qualquer tratamento. Também existe o risco de causar sofrimento aos pacientes que recebem resultados imprecisos.

Para compreender melhor estas preocupações, o documento do Swiss Re Institute examina a eficácia de oito testes MCED em vários estágios de desenvolvimento, incluindo alguns em ensaios clínicos. A Swiss Re descobriu diferenças significativas na geração atual de testes MCED, na sua capacidade de detectar tumores específicos, precocemente e com precisão, quando as opções de tratamento têm maior probabilidade de serem eficazes. Com a velocidade da inovação médica, todos os sinais apontam para uma implantação mais ampla de testes MCED, como uma ferramenta complementar às práticas existentes dentro de uma década.

Para as seguradoras, o relatório examina o impacto da adoção generalizada de testes MCED e as implicações para os produtos de seguros de vida e de saúde, particularmente as coberturas de vida, doenças críticas e reembolso médico. Descreve a necessidade de realizar avaliações de risco para considerar as potenciais implicações dos testes MCED nas diretrizes de subscrição, preços, reclamações, concepção de produtos e conformidade regulamentar.

Para acessar o estudo completo, clique neste link.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside