Desenvolvido em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, o primeiro tratamento transcateter para insuficiência cardíaca causada pela regurgitação severa da válvula tricúspide do Brasil, o Sistema TricValve, foi aprovado pela Anvisa. Foram necessários mais de dez anos de desenvolvimento e pesquisa pela P&F – Products and Features para que o produto pudesse ser aplicado em pacientes sintomáticos, com estágios avançados da doença.
“Existem empresas brasileiras aproveitando o potencial de desenvolvimento tecnológico e investindo na inovação, como a P&F. Estamos muito impressionados. Isso representa melhores alterativas para a população”, afirmou Alex Machado de Campos, diretor da Terceira Diretoria da Anvisa durante visita à empresa, onde conheceu os processos de desenvolvimento tecnológico e fabricação de válvulas cardíacas.
Aprovado também na União Europeia e em diversos países da América Latina, Ásia e Oriente Médio, o Sistema TricValve também é distribuído para uso humanitário nos Estados Unidos e Canadá, beneficiando centenas de pacientes ao redor do mundo.
O dispositivo de implante heterotópico bicaval é fabricado com dois stents metálicos autoexpansíveis e um tecido biológico de pericárdio bovino — membrana que reveste o coração —, um para a veia cava superior e o outro para a inferior, implantados por meio de um cateter e introdução na veia femoral, sem perturbar a válvula tricúspide nativa.
O tratamento destina-se especialmente para uso em pacientes de risco extremo ou inoperáveis para as terapias cirúrgicas convencionais, e que são refratários aos tratamentos clínicos medicamentosos. “É um produto inovador que já vem pronto para uso e pode ser implantado sem uso da cirurgia convencional. Isso reduz o risco para pacientes em estágios avançados da doença”, afirma Guilherme Agreli, diretor da P&F Brasil.
Na Europa, onde o dispositivo já é largamente usado, os resultados alcançados são animadores, com baixa taxa de complicações, e melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes.
A P&F é uma empresa global com atuação em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e distribuição de soluções inovadoras e minimamente invasivas no campo da cardiologia. Sua única unidade no Brasil está instalada no Parque Tecnológico de Rio Preto e produz o sistema TricValve, além de conduzir pesquisa e desenvolvimento de válvulas transcateteres pulmonar, aórtica e mitral.