quinta-feira, abril 25, 2024
Home News ONG internacional de saúde abre operação no Brasil

ONG internacional de saúde abre operação no Brasil

por Redação
0 comentário

A Vital Strategies, uma organização global presente em mais de 70 países, abroi oficialmente nesta quinta-feira, 1, sua primeira base de operação na América Latina com um escritório no centro da Capital Paulista. O objetivo é trabalhar junto a sistemas de saúde pública – governos e instituições locais – atuando em questões como controle de tabagismo, prevenção à obesidade, consumo de alimentos ultra processados e melhoria da qualidade do ar. Todos são fatores relacionados às doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e insuficiência cardíaca.

Segurança no trânsito também é uma prioridade. A Vital Strategies já vinha trabalhando nesta área no Brasil em parceria com outras organizações, por meio da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito. Nos projetos desenvolvidos com as prefeituras de São Paulo e Fortaleza, os resultados foram animadores. Na capital cearense, houve uma redução de 40% nas mortes no trânsito desde o início do trabalho, em 2015. Já em São Paulo, no mesmo período, mais de 1 mil vidas foram salvas como resultado das ações desenvolvidas na cidade.

Agora, com a abertura do escritório e a ampliação da equipe no Brasil, a Vital expande sua atuação. “O Brasil tem um papel relevante na América Latina, com um sistema de saúde que dá assistência gratuita a 200 milhões de cidadãos e que é um modelo para o mundo. Entretanto, o país não tem conseguido lidar com o crescimento vertiginoso da prevalência de doenças não transmissíveis, como câncer, hipertensão, diabetes e outras. Esse é o foco do nosso trabalho de incentivo a políticas públicas na área, seja por geração de conhecimento, recomendações regulatórias e institucionais, capacitação, articulação ou campanhas com os parceiros locais”, afirma Pedro de Paula, diretor executivo da organização no Brasil.

Como funciona

A equipe da Vital Strategies atua de forma a transformar as políticas de saúde pública a partir de evidências científicas por diversas maneiras, seja no fortalecimento institucional, no fornecimento de inteligência em saúde pública ou em comunicação estratégica. Nesse ponto, a organização não atua diretamente com advocacy, mas coloca sua metodologia e time de especialistas à disposição dos órgãos locais, como as secretarias municipais e parceiros locais.

Atualmente, mais de 20 consultores da organização atuam em capitais brasileiras. O trabalho combina estratégias baseadas em evidências e em soluções inovadoras para ajudar a desenvolver e gerenciar programas de maneira eficiente, fortalecendo sistemas de dados, conduzindo pesquisas e elaborando campanhas de comunicação para apoiar políticas e promover mudanças de comportamento.

Para 2019 estão previstas pelo menos três campanhas de interesse público voltadas para mudança de comportamento e apoio a políticas de saúde. “Acabamos de lançar uma campanha sobre segurança no trânsito desenvolvida com a Prefeitura de São Paulo. O trabalho traz uma abordagem inovadora, até então ainda não vista no Brasil em campanhas da área”, explica Luiza Amorim, gerente de comunicação da Vital no Brasil.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside