quarta-feira, maio 22, 2024
Home Gestão Escola do Hospital das Clínicas abre inscrições de novo MBA de Engenharia Clínica para ampliar gestão hospitalar

Escola do Hospital das Clínicas abre inscrições de novo MBA de Engenharia Clínica para ampliar gestão hospitalar

por Redação
0 comentário

Com o avanço da tecnologia na área de saúde, a engenharia clínica tornou-se essencial no ambiente hospitalar e unidades de saúde para o gerenciamento eficiente das instituições. Originada da engenharia biomédica, a engenharia clínica é responsável pela gestão do parque tecnológico das unidades de saúde visando garantir o adequado funcionamento e utilização dos equipamentos médicos, além de instalações, manutenções e adoção de novas tecnologias.

Segundo o engenheiro Antonio José Pereira, superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP, a demanda por profissionais qualificados nessa área é crescente em função do avanço da tecnologia e da transformação digital pela qual a área de saúde vem passando.

A escola HCX do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) em colaboração com o Núcleo de Inovação e Tecnológica do HC (InovaHC), abriu inscrições para o novo MBA de Engenharia Clínica, com início no segundo semestre deste ano. Dirigido a profissionais com formação ou atuação nas áreas de engenharia e tecnologias de saúde, administradores em saúde, engenharia clínica e/ou gestão de equipamentos.

Fábio Martins Corrêa, diretor de engenharia clínica do HC e um dos coordenadores do MBA, ao lado do engenheiro Antonio José Pereira, explica que o MBA é um curso totalmente inovador com disciplinas que abordam desde os fundamentos da engenharia clínica até a gestão de riscos e inovação tecnológica, focado em preparar profissionais de excelência para a gestão das tecnologias médicas de saúde. “De forma única no mercado, reunimos a tecnologia de ponta, professores que são referência e a excelência de ensino do HCFMUSP.

Fábio Martins Corrêa acrescenta que a engenharia clínica desempenha um papel fundamental no hospital promovendo a sinergia entre tecnologia, inovação e segurança moldando o futuro da medicina. Hoje, o engenheiro clínico pode atuar em uma instituição de saúde de pequeno ou grande porte ou prestar consultoria personalizada, além de suas habilidades serem aplicadas em diversos setores incluindo trabalho em empresas de certificação de qualidade, instituições de ensino superior e centros de pesquisa, de clínicas de estética, veterinária etc”.

Já o superintendente do HC explica que a engenharia clínica tem um papel fundamental uma vez que é essencial prevenir falhas ou disfunções nos equipamentos, especialmente durante procedimentos importantes como cirurgias. “É bastante comum os engenheiros clínicos realizarem plantões no centro cirúrgico acompanhando o procedimento ou em UTIS para agir rapidamente em caso de qualquer falha técnica”.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside