Home News Hospital São Lucas de Ribeirão Preto chega à marca de mil cirurgias robóticas

Hospital São Lucas de Ribeirão Preto chega à marca de mil cirurgias robóticas

por Redação
0 comentário

O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto comemora neste mês a marca de mil cirurgias robóticas realizadas e anuncia a aquisição de um novo equipamento: o Da Vinci X, robô de última geração. Essa versão, fabricada pela Intuitive, não só atualiza o sistema robótico do hospital, que já é pioneiro neste tipo de cirurgia no interior paulista, mas permite um avanço, possibilitando novos acessos em procedimentos mais complexos, segundo o médico Tiago Bovo, cirurgião que iniciou o projeto no hospital.

Ele ressalta que a equipe de cuidados robóticos é a única no país, especialmente no que tange à enfermagem exclusiva e médicos com grande volume cirúrgico e experiência com a tecnologia. “Hoje somos referência nesse tipo de procedimento. Com esse novo equipamento poderemos avançar em cirurgias de mais alta complexidade, principalmente renais”, enfatiza Bovo.

A técnica robótica é uma evolução do procedimento minimamente invasivo por laparoscopia. Com isso, o cirurgião tem o campo de visão melhorado da área a ser tratada, além de contar com movimentos precisos dos braços do robô, que simulam os das mãos humanas. O médico realiza o procedimento a partir de uma mesa de controle (console), onde controla os movimentos, que são guiados por imagens fornecidas pela câmera introduzida no corpo do paciente, que amplia em até dez vezes uma imagem que é em 3D. Outro cirurgião também fica ao lado do paciente para dar todo apoio necessário à equipe.

“A ergonomia do ato operatório para o médico também é outro fator positivo, pois ele opera sentado com a cabeça e braços apoiados é isso faz muita diferença no desempenho, principalmente em cirurgias mais longas”, completa o cirurgião.

O Hospital São Lucas inaugurou o serviço de cirurgia robótica em junho de 2019 com a realização de duas cirurgias em hospital privado de Ribeirão Preto e região. Na ocasião, dois homens, com 65 e 44 anos, ambos com câncer de próstata localizado, foram submetidos à cirurgia, que envolveu uma equipe de 13 pessoas entre médicos, enfermeiros e apoio.

Desde a implantação do serviço até março passado, já foram realizadas mil cirurgias robóticas na instituição, em várias especialidades médicas. “A cirurgia robótica maximiza as taxas de sucesso do procedimento, reduz o sangramento em até 80% e minimiza consideravelmente as sequelas, além de proporcionar a recuperação das funções vitais 40% mais rápido. A técnica cirúrgica é uma das mais modernas e inovadoras da atualidade e está presente em poucos centros hospitalares do Brasil”, afirma Luis Cláudio Oliveira, presidente do Grupo São Lucas de Ribeirão Preto.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside