O Einstein implementa, de forma pioneira na América Latina, uma plataforma que permite o desenvolvimento e aplicação de soluções de inteligência artificial (IA), incluindo IA generativa, à jornada clínica do paciente, em etapa de testes. Intitulada HStory, a ferramenta desenvolvida internamente na organização integra dados de pacientes presentes em vários sistemas da instituição ligados à assistência hospitalar, diagnóstica, preventiva e ambulatorial, reunidos numa única plataforma, em contextos médicos. A plataforma também permite que soluções desenvolvidas pelas equipes de Analytics AI do Einstein sejam testadas em ambiente seguro, com a possibilidade de usuários fornecerem suas impressões (feedback) para aprimorar as soluções de IA – o conceito de human in the loop na prática. Para isso, o HStory conta com uma interface intuitiva, que organiza o histórico clínico de forma cronológica, com base em oito fontes de sistemas de dados, podendo ainda trazer as informações ordenadas por especialidades médicas (por exemplo, saúde materno-infantil).
Na vanguarda da inovação, o Einstein desenvolve o HStory em uma esteira de inovações que não para de avançar. A organização criou em 2016 uma área focada em Dados e Analytics e investe continuamente no desenvolvimento e utilização de análises descritivas e de algoritmos preditivos e prescritivos, direcionados ao cuidado do paciente e eficiência operacional, aplicados nos sistemas público e privado de saúde. Atualmente, utiliza 62 soluções de IA, em 14 áreas diferentes, das quais 23 estão em produção e as demais em fase de testes.
A plataforma HStory contempla uma visão geral do histórico do paciente, além de poder ordenar as informações focando inicialmente nas áreas de radiologia, laboratório e saúde materno infantil. Atualmente está disponível a cerca de 3 mil médicos que têm acesso ao prontuário eletrônico da organização, incluindo os profissionais que atuam no Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de C. Marques de Carvalho, administrado pelo Einstein em parceria com o SUS.