Os hospitais têm enfrentado desafios que vão além do campo da saúde, com o aumento dos ciberataques a seus sistemas. A Mater Dei, que administra uma rede de hospitais em vários estados do Brasil, preferiu investir em prevenção em vez de sofrer prejuízos posteriormente. Em termos de economia financeira, eles já conseguiram economizar 15% ao reduzir o número de ferramentas de TI utilizadas até então e melhorar o desempenho da equipe. Além disso, houve uma redução de 10% nas ameaças cibernéticas em sua estrutura tecnológica. A solução responsável por esses resultados positivos foi implantada pela ManageEngine, divisão de TI da Zoho Corporation.
Ameaças que frequentemente trabalham com o objetivo de vazar dados, podem causar prejuízos bilionários, além de colocar em risco informações confidenciais da empresa e dos pacientes. É nesse campo que a ManageEngine, um dos principais fornecedores globais de soluções de gerenciamento de TI empresarial, tem registrado sucesso com recursos fáceis de implementar e que garantem a privacidade e segurança dos dados.
Por meio de uma solução chamada Endpoint Central, os hospitais da rede Mater Dei alcançaram mais eficiência na realização de tarefas de TI. “Ao contrário de outras ferramentas que frequentemente se mostram complexas, o Endpoint Central, plataforma unificada, é fácil de usar e ajuda a gerenciar endpoints, como desktops e laptops, a partir de um console único,” explica Tonimar Dal Aba, gerente técnico da ManageEngine.
A adoção da solução trouxe ao Mater Dei benefícios que vão além de otimizar a gestão de TI. Uma das preocupações da rede de hospitais era a segurança. “Com essa mudança, conseguimos reduzir substancialmente o risco por falhas como consequência da atualização e controle de endpoints e da habilitação de acesso de suporte, transferência de arquivos, portal de autoatendimento e apenas a aplicação do uso de aplicativos aprovados”, explica Kelvisson Luiz Rufino Lebarcky, gerente de infraestrutura e segurança da informação na Rede Mater Dei.
Outro impacto observado pela equipe de TI do hospital é que, após começar a usar a solução, houve uma redução na carga de trabalho e um aumento na eficiência das atividades rotineiras. Como a ferramenta permite que 100% dos servidores e milhares de endpoints sejam atualizados em horas, os profissionais podem realizar mais tarefas com o mesmo número de pessoas. “Houve uma otimização do trabalho da equipe, que pode realizar várias atividades com o mesmo console, seja para dar suporte a um usuário, atualizar um servidor ou até mesmo criar regras de MDM (Gerenciamento de Dispositivos Móveis)”, acrescenta Kelvisson.
Com a complexidade das rotinas de segurança da informação, a ferramenta permitiu que os trabalhadores realizem atividades que anteriormente exigiam várias pessoas e recursos de maneira automatizada e segura. “Soluções que melhorem a segurança e a agilidade das atividades de TI são essenciais, automatizando tarefas extremamente exaustivas e contribuindo para o bem-estar da equipe”, destaca Tonimar. Segundo uma pesquisa da ManageEngine, mais de 66,3% dos profissionais brasileiros do setor têm experimentado um aumento nos níveis de estresse nos últimos anos.
Além da segurança e da facilidade dos sistemas, a solução também trouxe resultados no setor financeiro. “Economizamos em média 15% na aquisição de ferramentas que são substituídas pela atual”, explica Kelvisson. Houve também impactos indiretos em alguns aspectos do tratamento dos pacientes na rede Mater Dei — já que é pela ferramenta que os profissionais da linha de frente solicitam suporte e agilizam o atendimento. No fim das contas, os hospitais precisam se preocupar com a saúde de seus pacientes, mas devem levar em conta todos os aspectos necessários para proporcionar um bom atendimento, garantindo não apenas bons médicos, mas também segurança dos dados, praticidade e agilidade.