Dezembro é um mês de comemoração para a Araujo. A nova loja no Belvedere integra o mix de inaugurações previsto para fechar o ano alcançando a meta de 17% de crescimento de market share da companhia em 2023 – sem contar os canais digitais, que já romperam a barreira dos 300 milhões de faturamento. A abertura está programada para o dia 7, quinta-feira, no Meeting Shops, em Belo Horizonte.
“Esta loja representa o fortalecimento da nossa representatividade na região do Belvedere e Vila da Serra, viabilizado pelo lifestyle do projeto, que proporciona um ambiente e experiência de compra especiais para os clientes”, assinala o gerente de Expansão e Novos Negócios da Araujo, Alexandre Costa. Até o Natal, a rede de drogarias prevê inaugurar mais três filiais: no bairro Santo Antônio/BH, no município de Sarzedo e a primeira de Ipatinga, no Vale do Aço – cada uma com capacidade de gerar 30 empregos diretos.
Atualmente, são mais de 10 mil colaboradores atuando diretamente nas 320 lojas presentes em mais de 55 municípios mineiros. Por ano, cerca de 60 milhões de clientes são atendidos pela rede. O plano audacioso de expansão no estado contempla tanto a abertura de novas lojas como a ampliação dos serviços ofertados, com o aporte de aproximadamente R$100 milhões destinado aos investimentos em novas unidades neste ano.
Faturamento recorde
Em 2022, o faturamento da empresa ultrapassou os R$ 3 bilhões, montante 20% maior que o registrado em 2021. A projeção para 2023 é de aumento de mais 20%. Entre os fatores que sustentam este crescimento, estão o aumento das vendas de lojas maduras por meio da eficiência operacional; o processo de expansão, com abertura de novas lojas; as reformas e revitalizações de pontos de venda e o crescimento das vendas por meio dos canais digitais.
As vendas por estes canais (site, aplicativo, drogatel, marketplaces e WhatsApp) já representam 11,5% do faturamento da rede.
Saúde em Dia
Para a manutenção de um crescimento sustentável, a rede entende a importância de ampliar o portfólio de atendimento e implantar novas soluções para seus clientes. Buscando se consolidar como um hub de saúde, onde é possível encontrar tanto serviços de prevenção a doenças como de assistência primária à saúde, a Araujo oferece atendimentos farmacêuticos personalizados e completos, por meio dos quais o cliente recebe orientações, realiza exames e, se necessário, é encaminhado para atendimento médico. Esses check-ups têm como objetivo auxiliar o paciente no controle de peso, acompanhamento da pressão arterial, diabetes, colesterol, níveis de glicose no sangue, doenças respiratórias, entre outros.
Drogatel
Reforçando o pioneirismo, a rede foi a primeira no Brasil a oferecer o plantão 24 horas; a primeira drogaria Drive-Thru, a primeira rede a implantar o modelo drugstore e também a primeira a oferecer o serviço de telemarketing do Brasil – o Drogatel Araujo- há exatos 60 anos. Quando o fusquinha amarelo apontava nas ruas da capital mineira, era sinal de que uma entrega urgente estava sendo feita com a agilidade e máximo cuidado. A frota de fusquinhas chegou a contar com 30 carros nas ruas, que hoje se transformaram em 300 motos, responsáveis por realizar, em média, 60 mil entregas por mês.