Home News MPDFT consegue nulidade de cláusulas abusivas em contratos da SulAmérica Saúde

MPDFT consegue nulidade de cláusulas abusivas em contratos da SulAmérica Saúde

por Redação
0 comentário

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) conseguiu a nulidade de cláusula abusiva nos contratos empresariais da SulAmérica Companhia de Seguro Saúde S/A. Com a sentença, a seguradora não pode exigir aviso prévio de 60 dias antes do cancelamento do contrato nem pode cobrar as mensalidades referentes a esse período.

Além disso, em caso de rescisão antes do prazo de 12 meses, a empresa está proibida de cobrar multa de três vezes o valor da média das faturas já emitidas. Também foi fixada multa máxima de 10% do valor remanescente até o fim do período de 12 meses. A decisão tem aplicação imediata para todos os contratos empresariais comercializados pela seguradora com até 30 beneficiários de micro e pequenas empresas de todo o Brasil.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) defendeu que há dificuldade de compreensão das cláusulas contratuais impugnadas, pois exigem a utilização de critérios técnicos de sinistralidade, os quais são restritos às seguradoras. “A cobrança de multas contratuais tão elevadas avultam quase a totalidade dos pagamentos concretizados de forma espontânea durante a vigência do contrato, tornando-as tão desproporcionais e desarrazoadas que beiram o confisco de valores, tamanha excessividade”, destacou o promotor de justiça Paulo Binicheski.

Na sentença, a 13ª Vara Cível de Brasília afirmou que “mesmo na ânsia de angariar o lucro, as operadoras de plano de saúde não podem ignorar a posição do consumidor, atropelando as regras legais, impondo, por meio de cláusulas contratuais, a sua astúcia”.

Saiba mais 

Em dezembro de 2023, o MPDFT conseguiu a nulidade de cláusula abusiva nos contratos empresariais da Assistência Médica Internacional S.A (Amil) que cobrava multa, em caso de rescisão unilateral e imotivada, nos primeiros 12 meses de vigência. A sentença foi inédita e de aplicação imediata em todo o território nacional.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside