segunda-feira, abril 29, 2024
Home Negócios A transformação digital na saúde é impulsionada pela telemedicina

A transformação digital na saúde é impulsionada pela telemedicina

A Doutor Ao Vivo emprega a tecnologia para estabelecer conexões entre médicos, organizações e pacientes, a fim de reduzir as lacunas na assistência à saúde no país

por Redação
0 comentário

A Doutor Ao Vivo, healthtech pioneira e líder no ecossistema de saúde digital e telemedicina, conecta médicos, organizações e pacientes de forma inovadora e humanizada em mais de 20 especialidades. Nos seus cinco anos de atividade, a empresa já realizou mais de 1,5 milhão de consultas virtuais em mais de 3 mil cidades brasileiras e em 90 países diferentes. Com mais de 200 clientes, a Doutor Ao Vivo utiliza a tecnologia HaaS + SaaS, inclusive White-label, para garantir eficiência no ecossistema de saúde digital.

A telemedicina é hoje  uma das áreas mais importantes em todo o ecossistema de saúde digital, segundo a pesquisa Distrito Healthtechs Report, lançada em 2023. De acordo com o relatório, o mercado global prevê projeções que chegam a cifras de US$ 857,2 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual de 18,8%.

“Estabelecemos laços de confiança, integrando, facilitando e analisando dados que expandem possibilidades. Nosso objetivo é proporcionar mais liberdade e autonomia a todos, garantindo que o atendimento médico seja seguro, confiável e disponível a qualquer hora e em qualquer lugar”, explica Mauren Ginaldo Souza, CEO e cofundador da Doutor Ao Vivo.

O relatório Healthtechs Report ainda mostra que a telemedicina vem sendo amplamente adotada tanto por pacientes, quanto pelas organizações de saúde, chegando a 87% de adesão nas primeiras consultas virtuais. Além disso, 93% dos pacientes indicaram que utilizam a telemedicina para gerenciar suas prescrições, uma vez que a tecnologia facilita o acesso à saúde, simplificando rotinas, reduzindo tempo e custos, e consequentemente, melhorando o bem-estar e a saúde das pessoas.

“Os dados destacam o papel vital da telemedicina na reformulação do setor de saúde, ao oferecer um atendimento ao paciente mais acessível e eficiente. À medida que mais indivíduos e organizações percebem seus benefícios, a expectativa é que a utilização da telemedicina continue em ascensão. O novo segmento na saúde digital tem sido fundamental para melhorar o acesso, a eficiência do atendimento e a qualidade de vida das pessoas. Essa é uma tendência que seguirá em expansão no futuro”, detalha Souza.

Telemedicina

No Brasil, a implementação da telemedicina teve início – de maneira extremamente restrita – em 2002, por meio de uma resolução do Conselho Federal de Medicina. Posteriormente, essa prática foi estendida para todo o território nacional com a portaria do Ministério da Saúde. A consolidação desse modelo de atendimento à distância ocorreu com a promulgação da Lei 13.989, de abril de 2020, que regulamentou oficialmente a telemedicina no país.

Fundada em 2019 por Mauren Ginaldo Souza (CEO), Gian Piero Gazzillo Pestana (COO) e Luciano Lima (CTO), a Doutor ao Vivo  surgiu com a missão de expandir e democratizar o acesso à saúde no país. “Nesse contexto, a Doutor Ao Vivo desempenha um papel crucial na expansão do acesso democrático à saúde em todo o Brasil e também no mundo”, reforça Souza.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a telemedicina é definida como a oferta de serviços de bem-estar e saúde onde a distância é um fator crucial. Ao integrar tecnologia e cuidados, essa estratégia permite que médicos e pacientes interajam remotamente, superando obstáculos físicos e ampliando diagnósticos e propondo tratamentos. Isso revoluciona as rotinas de acesso ao médico, substituindo filas e senhas por conexões na palma da mão, e vence os desafios de tempo, distância e acesso.

Em cinco anos de atividade, a Doutor Ao Vivo estabeleceu parcerias significativas que reforçam sua presença no setor de saúde. Entre seus clientes estão algumas das organizações mais respeitadas do Brasil, incluindo o Grupo Fleury, Bradesco Saúde, Medicar, HB Saúde, Hospital Oswaldo Cruz e as Unimeds de São José do Rio Preto e Londrina.

“Essas parcerias não apenas validam a qualidade dos serviços da Doutor Ao Vivo, mas também nos permitem alcançar um público mais amplo e diversificado, auxiliando em nossa missão de democratizar o acesso à saúde. Valorizamos uma relação de parceria e confiança com nossos clientes, mantendo a transparência sobre nossos produtos e serviços e atuando com responsabilidade para oferecer suporte em diversas áreas e etapas da jornada das organizações, médicos e pacientes”, reforça o CEO.

Os executivos concordam que a telemedicina vai além da mera combinação de medicina e tecnologia. Este modelo de atendimento integra os procedimentos convencionais de uma consulta com os benefícios da conexão remota, preenchendo lacunas na assistência à saúde e permitindo que os médicos e outros profissionais de saúde cheguem em regiões distantes onde o atendimento presencial é desafiador.

“Apostamos e desenvolvemos tecnologias que facilitam a comunicação entre médicos e pacientes. Nossa solução permite o acesso remoto à saúde, alcançando áreas onde o atendimento médico presencial enfrenta, há décadas, muitos obstáculos. Dessa forma, a Doutor Ao Vivo vem contribuindo para o bem-estar de pacientes e organizações, impactando toda a sociedade de forma segura, eficiente e humanizada”, reforça Mauren.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside