segunda-feira, abril 29, 2024
Home Inovação Hospital Moinhos de Vento realiza segunda terapia gênica para tratamento de AME

Hospital Moinhos de Vento realiza segunda terapia gênica para tratamento de AME

por Redação
0 comentário

Uma nova dose de esperança chegou para o menino João Emanuel Rasch Schropfer, de um ano e 8 meses, portador de AME (Atrofia Muscular Espinhal) – Tipo 1, considerada a mais grave. Na terça-feira, 4, o bebê recebeu a medicação Zolgensma para o tratamento da doença, no Hospital Moinhos de Vento, único do Rio Grande do Sul com experiência na terapia gênica para AME. Ele é o segundo paciente da instituição a passar pelo procedimento e está bem. A primeira criança tratada foi Ísis Mariana Cardoso Labres, de Torres, em dezembro de 2020.

De acordo com a médica geneticista do Hospital Moinhos de Vento, Elizabeth Silveira Lucas, a AME é uma doença genética rara e progressiva, causada por mutações em ambos os alelos do gene SMN1, o que acarreta baixos níveis de SMN — proteína de sobrevivência do neurônio motor. Os baixos níveis desta proteína levam à perda gradual da função muscular e, por consequência, a atrofia e a paralisação dos músculos. A AME afeta a respiração, a deglutição, a fala e a capacidade de andar. Sem tratamento adequado, pode levar à morte antes dos dois anos de idade. Em geral, a evolução da doença faz com que os pacientes necessitem de suporte ventilatório, como ventilação assistida não invasiva (VNI), e até mesmo ventilação invasiva permanente, podendo provocar a morte por falência respiratória.

O medicamento está aprovado para o uso em crianças com até dois anos de idade. A terapia utiliza um vetor viral inofensivo para humanos que, ao ser injetado no organismo, leva o gene responsável pela produção da proteína SMN para dentro das células. “Com uma única aplicação por meio endovenoso, visamos aumentar a produção da proteína SMN. A expectativa é que seja possível parar a evolução da doença, evitar a morte por falência dos músculos respiratórios e auxiliar na promoção de aquisição de novos marcos motores que ele não alcançaria na ausência de tratamento”, explica Elizabeth.

Antes de receber a terapia gênica, João Emanuel foi submetido a uma série de exames e avaliações para que o tratamento fosse possível. Mais de 30 profissionais compõem a equipe de terapia gênica do Moinhos, especialmente médicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. O medicamento foi adquirido pela família a partir de campanhas de doações junto a empresas e pessoas físicas.

Sobre o procedimento

A equipe médica recomendou uma internação de 24 horas, que inclui os 60 minutos de infusão da terapia gênica. Após o procedimento, o menino terá um seguimento médico personalizado para avaliar os efeitos da terapia: semanalmente no primeiro mês, quinzenalmente no segundo mês e mensal ou bimestral por até 5 anos. Por ser uma situação muito especial, foi permitida a permanência dos pais durante a infusão da medicação.

Dose de Esperança

Para Luciana Rasch, mãe de João Emanuel, a aplicação do medicamento representa a possibilidade de melhora na qualidade de vida do menino. A descoberta da doença ocorreu aos quatro meses de idade da criança, que faz uma série de tratamentos, além de fisioterapia respiratória e motora. “No começo foi um choque, mas descobrimos que tinha tratamento e fomos buscar meios para obtê-lo. É uma etapa importante a ser vencida”, explicou. Luciana e o marido Edio trabalhavam em uma fábrica em Lindolfo Collor e, desde então, passaram a se dedicar aos cuidados com João Emanuel.

A campanha para arrecadar os recursos necessários ao tratamento, assinalou, foi feita junto a pessoas físicas e empresas e teve grande mobilização por meio das redes sociais. A corrente de solidariedade atravessou fronteiras, e a família recebeu doações de países como Nigéria, Hungria e Turquia. Há cerca de 18 anos, o casal perdeu uma filha pela mesma doença.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside