O absenteísmo de pacientes em consultas médicas é um desafio significativo para o setor de saúde, tanto na esfera pública quanto na privada. Estima-se que cerca de 30% das consultas agendadas não sejam realizadas devido à ausência dos pacientes, sem qualquer aviso prévio. No setor laboratorial, esse índice chega a 18%, gerando um impacto financeiro considerável em decorrência dos custos operacionais, uma vez que médicos e recursos hospitalares ociosos representam uma perda de milhões de reais para o sistema de saúde. Nesse contexto, o Agendart, plataforma de gestão voltada para profissionais da saúde, tem investido em soluções de inteligência artificial, automatização e acompanhamento de pacientes para mitigar tais prejuízos.
Em contrapartida às ausências inesperadas que costumam ocorrer, muitos centros de atendimento médico recorrem ao overbooking, agendando mais consultas do que o número de vagas disponíveis, na esperança de compensar as faltas. No entanto, essa prática resulta em longas filas de espera e na redução do nível de serviço em clínicas, laboratórios e hospitais. As faltas não justificadas, por sua vez, costumam estar relacionadas a fatores como esquecimento dos pacientes, fenômenos externos, como trânsito e compromissos imprevistos, condições climáticas adversas e a marcação simultânea de consultas em diferentes clínicas.
Diante desse cenário, o Agendart desenvolveu uma abordagem inovadora para reduzir o impacto das ausências não sinalizads. A empresa utiliza inteligência artificial para analisar o perfil dos pacientes e criar planos de comunicação personalizados, com o objetivo de diminuir as faltas. “É preferível para a clínica que o paciente cancele a consulta do que falte sem avisar, assim o profissional da saúde pode marcar outro paciente nesse horário. Pensando nisso, desenvolvemos soluções de mapeamento de perfil e envio de lembretes automáticos para identificar o comportamento de cada paciente e acompanhá-los de perto, priorizando as melhores práticas para combater o absenteísmo que prejudica o cotidiano e os processos de tantas clínicas e consultórios”, explica Felipe Napoli, cofundador e CEO do Agendart.
A solução da startup permite que clínicas e hospitais enviem lembretes e confirmações de consulta por e-mail, WhatsApp e SMS, reduzindo em até 70% as faltas dos pacientes. Além de manter a agenda organizada, essa abordagem ajuda a evitar a necessidade de overbooking, melhorando o nível de serviço e a eficiência das operações de saúde. O Agendart já possui mais de 5.000 clientes, incluindo clínicas, hospitais e operadoras de saúde, e um dos casos de sucesso que demonstra sua eficácia foi a aplicação de sua metodologia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, onde a redução do absenteísmo alcançou 59% por meio da estratégia de automação e acompanhamento personalizado de pacientes da plataforma.
“Construímos a plataforma Agendart pensando em dar vida a uma parceira estratégica e operacional valiosa para hospitais, clínicas e consultórios. Os impactos negativos dos altos índices de no show para essas instituições é extremamente significativo, mas pouco se fala sobre isso, e queremos utilizar nossa expertise tecnológica e técnica para mudar esse cenário”, complementa Napoli. Além de reduzir as faltas, o Agendart oferece um sistema completo de gestão clínica, com foco na otimização de processos administrativos por meio do uso de inteligência artificial, contribuindo para o aprimoramento do cotidiano e para a garantia de um atendimento de qualidade aos pacientes.