quinta-feira, março 28, 2024
Home Inovação Farmarcas cria aplicativo para impulsionar trade marketing de farmácias

Farmarcas cria aplicativo para impulsionar trade marketing de farmácias

por Redação
0 comentário

Com objetivo de impulsionar o trade marketing de seus associados, a Farmarcas (Associação Multimarcas de Farmácias e Drogarias) vem investindo fortemente na digitalização 360° das farmácias que compõem a sua rede para aumentar as receitas. Para apoiar essa estratégia de marketing e maximizar as vendas e a diferenciação dos produtos nos pontos-de-venda (PDV), a Farmarcas desenvolveu um aplicativo para apoio dessa estratégia. O sistema aproxima as farmácias das redes associadas da Farmarcas, garantindo a exposição correta dos produtos no PDV.

“A ferramenta foi desenvolvida através da identificação de uma oportunidade de negócio, onde entendemos que era possível aproximar ainda mais a indústria farmacêutica das farmácias associadas, visto que as indústrias muitas vezes não chegam em todos os nossos pontos de venda devido a grande capilaridade, precisávamos criar uma solução que garantisse a exposição dos produtos da indústria, e gerasse rentabilidade para os nossos associados, uma plataforma onde todos os envolvidos pudessem ganhar”, explica Marcelo Dantas, diretor de Inovação da Farmarcas.

O sistema é totalmente mobile para os associados enviarem as fotos comprovando a exposição. Segundo a Farmarcas, os resultados obtidos com o aplicativo de trade marketing comprovam o sucesso da ação em diversas frentes. Atualmente mais de 1.300 lojas associadas podem utilizar o aplicativo de trade marketing, sendo que o sistema é capaz de criar mais de 3.800 ações mensalmente para serem auditadas e conferidas.

“Do lado da indústria, diversos produtos que estão no programa aumentaram as vendas, crescendo acima daqueles que não estão em lojas do programa de trade”, conta o diretor comercial da Farmarcas Fabio Chacon. Além disso, segundo ele, já está em fase de testes de um sistema de inteligência artificial para fazer o reconhecimento de imagens e exposição para otimizar ainda mais a operação de aprovação de exposição.

A ferramenta funciona da seguinte forma: A indústria negocia a exposição de determinado produto estratégico para o negócio, que pode ser um lançamento ou simplesmente um produto de alto giro. Na sequência, define em qual mobiliário gostaria de expor o produto, que pode ser uma ponta de gôndola, uma prateleira, cestão ou qualquer outro mobiliário que tenha na farmácia. Feito isso é inserido o produto dentro da plataforma, que dispara ações para as lojas que possuem os mobiliários selecionados. As lojas recebem as ações através do aplicativo do Radar – Trade, plataforma própria da Farmarcas. A partir daí tudo que a farmácia precisa fazer para executar a ação e receber a verba disponível é abrir o aplicativo do Radar e enviar uma fotografia da exposição, essa foto chega instantaneamente para o time de trade marketing da equipe comercial, que aprova ou reprova a foto.

“O ponto de destaque dessa ação é que a indústria pode também acompanhar o andamento das ações em tempo real. Para garantir uma exposição dos produtos, o sistema gera uma palavra-chave aleatória secreta que deve ser enviada junto com a foto”, detalha Dantas.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside