Home Inovação Novo aplicativo opera como terapeuta digital

Novo aplicativo opera como terapeuta digital

por Redação
0 comentário

Você já parou para pensar que um robô pode trazer a tona características da sua personalidade que até hoje são desconhecidas pelo seu consciente? É exatamente isso que promete o aplicativo My JINN – “Meu Gênio”, em português -, que faz uso da neurotecnologia e da Inteligência Artificial de modo inédito no Brasil, identificando sentimentos e fornecendo orientações momentâneas que desenvolvem sua Inteligência Emocional.

Apelidado de Terapeuta Digital, o aplicativo foi desenvolvido pela startup Mind Global para proporcionar autoconhecimento contínuo, desmistificar e reforçar a importância da Inteligência Emocional. Por acompanhar emoções, a ferramenta fornece relatórios customizados sobre características e auxilia o usuário a identificar sentimentos como ansiedade, raiva, medo e insegurança. A longo prazo, o sistema permite saber como usar as habilidades interpessoais de forma mais eficiente e treinar o cérebro para fazer as melhores escolhas. Em formato de app, My JINN está disponível gratuitamente para dispositivos que operam no sistema Android e iOS.

Devido à combinação de Machine Learning, neurotecnologia, Programação Neurolinguística (PNL) e o uso de ferramentas comportamentais e de personalidade como DISC e Big Five, o aplicativo funciona de maneira personalizada. Diariamente, o usuário responde a pergunta “Como você está se sentindo?”, permitindo que o sistema mapeie como as emoções podem interferir naquele momento e ofereça dicas práticas para estimular habilidades essenciais e auxiliar o indivíduo no dia a dia.

De acordo com os idealizadores do aplicativo, as orientações apresentadas pelo My JINN são fundamentadas na Programação Neurolinguística, abordagem que viabiliza a reprogramação da mente para o alcance de resultados positivos. “Quando o usuário lê as dicas do terapeuta digital, está treinando indiretamente o cérebro para lidar de modo mais inteligente e eficiente com as situações na vida pessoal e profissional”, explica.

Para promover o desenvolvimento pessoal, dispõe de treinamentos customizados para o desbloqueio de crenças limitantes, lapidação de novas aptidões, aperfeiçoamento de pontos fortes e gerenciamento de pontos fracos. Além disso, o robô é apto para preparar o usuário para lidar com outros tipos de personalidade, propiciando a melhora dos relacionamentos.

Apesar de ser apelidado de terapeuta digital, os desenvolvedores destacam que o My JINN  não substitui o acompanhamento psicológico profissional. “My JINN serve como um instrumento que conscientiza sobre a educação emocional e facilita a relação entre paciente e terapeuta, podendo ser a primeira oportunidade das pessoas compreenderem os benefícios do autoconhecimento e da Inteligência Emocional. Além disso, o aplicativo avisa quando o usuário pode estar emocionalmente instável e o notifica sobre a necessidade de fazer um tratamento psicológico”, concluíram os idealizadores.

Para Alana Anijar, psicóloga e idealizadora do projeto “Psi do Futuro”, o monitoramento emocional via tecnologia pode ser muito importante: “Pode ser um baita aliado, levando em conta que as pessoas vivem com seus celulares na mão hoje em dia. Ter um lembrete no próprio celular para que eles tirem um tempo para tomarem consciência de si mesmos e do momento presente, por exemplo, pode ser muito útil”.

Ademais, uma pesquisa  realizada pelo psiquiatra e professor de psicoterapia da Universidade de Cambridge, Digby Tantam, indicou que por dispor de treinamentos por meio de análises automatizadas de mapas cognitivos, esse tipo de aplicação é importante para as pessoas.

Já um estudo de Carla Woyciekoski e Claudio Simon Hutz do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, revelou que a Inteligência Emocional auxilia na conquista de objetivos mais rapidamente, melhora da autoestima, aprendizagem e motivação, diminuição de estresse e ansiedade, obtenção de relacionamentos saudáveis com familiares e amigos, amplificação da satisfação e realização na vida, evolução de novas habilidades, obtenção de melhores colocações acadêmicas e profissionais e ampliação da chance de sucesso e prosperidade em todas as áreas da vida.

Corroborando com as pesquisas citadas, em sua fase de testes, o aplicativo My JINN apresentou resultados positivos. Uma pesquisa interna efetuada com mais de 3.600 pessoas, apontou que os indivíduos que têm mais autoconhecimento dispõem de maiores chances de sucesso nas atividades que realizam.

Segundo os dados, 98% dos entrevistados conseguiram conquistar seus objetivos mais rapidamente do que as pessoas que não obtém autoconhecimento, 95% relataram que ampliaram a inteligência emocional e 92% afirmaram ter observado melhora em seus relacionamentos.

Ainda em conformidade com a pesquisa, 97% dos participantes declararam compreender a importância de saber gerenciar as emoções, 85%  deles afirmaram que passaram a valorizar mais os profissionais de saúde mental e o tratamento psicológico. Cerca de 72% apresentaram vontade de continuar ou iniciar terapias.

O aplicativo My JINN – Terapeuta Digital pode ser integrado a redes sociais e permite o compartilhamento dos relatórios personalizados que são gerados. Disponível para download grátis, dispõe de recursos premium e pode ser utilizado a cada 6 ou 8 horas, viabilizando monitoramento contínuo.

Pode ser baixado aqui.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside