A Exeltis, laboratório farmacêutico espanhol especializado na saúde da mulher, que está presente em mais de 40 países, completou, em outubro, 10 anos de operação no Brasil, com a previsão de faturamento de R$ 200 milhões em 2023. A unidade brasileira vem crescendo a um ritmo de 40% nos últimos 2 anos e prevê chegar a um faturamento de R$500 milhões nos próximos três anos.
Com mais de 160 funcionários no país e 100 representantes de vendas visitando cerca de 15.000 ginecologistas/obstetras todos os meses, a Exeltis Brasil, apesar de fazer parte de um grupo multinacional, desenvolve seu trabalho com foco na saúde da mulher brasileira. “Em multinacionais o mais comum é haver padronização de portfólio, mas com a Exeltis é diferente. Nós realizamos pesquisas com os médicos e com as próprias mulheres brasileiras, para entendermos o que elas realmente precisam e desejam, de acordo com as particularidades encontradas somente no nosso país e, com base nessas pesquisas, se for necessário adaptamos a fórmula dos nossos produtos para as necessidades apontadas”, explica Isaac Jarlicht, CEO da Exeltis Brasil.
Inclusive, atualmente a empresa já possui mais de 15 produtos disponíveis no Brasil e acabou de lançar um DIU não hormonal. De acordo com Jessica Chaves, Gerente de Marketing para produtos de planejamento familiar, o lançamento também vem dessa observação do público feminino brasileiro “Temos observado um crescimento no movimento de mulheres que não querem nenhum hormônio no seu corpo, então disponibilizamos no mercado essa opção, que é segura, eficaz e pode ser indicado para, praticamente, todos os perfis, inclusive para adolescentes, pessoas que estão amamentando ou que ainda não tiveram filhos”, explica a executiva reforçando que a ideia é que as brasileiras tenham mais uma opção e a liberdade para escolher um método contraceptivo livre de hormônios.
Com o lançamento, a multinacional pretende reforçar a área de planejamento familiar, trazendo um portfólio que seja o mais completo possível para questões voltadas à contracepção. “No ano passado lançamos uma pílula anticoncepcional inovadora e, agora, lançamos o Librene (DIU não hormonal), além de um anel vaginal. A ideia é sempre expandir o portfólio trazendo mais opções que sejam de diferentes métodos, para que cada mulher brasileira possa escolher, junto com a orientação de seu médico, qual o melhor método para si”.
O executivo também ressalta que com o reforço na área de planejamento familiar, a empresa espera fechar o ano com um crescimento de 35% em 2023, comparado com 2022, e que no ano que vem esse número chegue a 30%, se comparado a este ano.