Home Inovação Procedimento dental minimamente invasivo causa menos dor ao paciente

Procedimento dental minimamente invasivo causa menos dor ao paciente

por Redação
0 comentário

Os dias de pacientes com receio ou medo da cadeira do dentista estão contados. A odontologia moderna vem trazendo cada vez mais soluções para oferecer um atendimento confortável e com menos dor. Uma destas inovações é o protocolo GBT (Guided Biofilm Therapy), solução sistemática e previsível para o controle do biofilme dental na profilaxia profissional utilizando tecnologias de ponta, aprovada pelos profissionais e pacientes que a utilizam no mundo todo, por ser considerada revolucionária.

De acordo com Jason Adinata, médico que atua em Scarborough, no Canadá, a metodologia GBT é uma mudança que permite aos profissionais promoverem uma higiene bucal revolucionária aos seus pacientes. Não apenas no Canadá, a tecnologia está ganhando mercado em vários outros países, incluindo o Brasil, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Alagoas, Bahia, Tocantins, Pará, Piauí, Mato Grosso do Sul e Sergipe.

A pioneira no Brasil foi a médica Ana Carla Robatto, com consultório em Salvador, que passou a utilizar a GBT em 2019 e considera a metodologia como uma filosofia, não apenas um tratamento. “Não é apenas um equipamento, é um novo e diferenciado tratamento, que encoraja os pacientes a cuidar de sua saúde bucal”, explica a especialista. A SDA (Swiss Dental Academy), instituição formada em 2006 por profissionais da área de saúde bucal, que fornece orientações aos profissionais em relação aos procedimentos utilizados na metodologia GBT, oferece treinamento e certificação de profilaxia dental em todo o mundo e já treinou mais de 100 mil profissionais.

O polonês Gabinet Bogurscy classifica a metodologia como “um Spa”, pois promove tratamento e conforto simultaneamente. “GBT é um tipo de tratamento no Spa, é bom e agradável para a saúde bucal. Promove satisfação ao paciente e aos dentistas”, conta o profissional.

O tratamento é revolucionário também para a saúde dos dentes. A médica Maria Chatzaki, que possui consultório dental em Tessalônica, na Grécia, descreve os procedimentos como o “elixir da juventude dos dentes”, pois os mantém saudáveis por mais tempo. Ou seja, além de ser mais confortável para o paciente, é uma tecnologia avançada, que promove conforto também ao profissional, pois tem uma metodologia avançada que garante um procedimento de ponta. É o que diz o profissional que atua no Reino Unido, Simon Chard, que ressalta a metodologia GBT como “a última tecnologia” para o cuidado com pacientes, pois entrega um serviço diferenciado. “A GBT me permite entregar o mais efetivo e confortável cuidado aos meus pacientes, utilizando uma tecnologia e ponto”, ressalta o especialista. 

A metodologia possui a filosofia “No Pain”, que quer dizer “sem dor”, e os dentistas que a utilizam confirmam que é eficaz e tem, inclusive, uma menor taxa de cancelamento de consultas e uma fidelização maior de seus clientes, que se sentem mais satisfeitos com os tratamentos dentais que realizam e enxergam a melhora na saúde e aparência de seus dentes. 

O alemão Kilian Hanse também ressalta o tratamento minimamente invasivo, pois promove uma visão melhor do profissional das áreas que necessitam de mais cuidados através da evidenciação, que fica mais clara ou mais escura de acordo com a necessidade do tratamento. “A GBT é gentil, eficiente, minimamente invasiva e entrega constantemente alta qualidade nos procedimentos”, conta Hanse.

O procedimento também reduz o risco de cáries, gengivites e outras doenças periodontais, sendo focado na prevenção. Além disso, os benefícios alcançam a área educacional, facilitando o entendimento do paciente quanto ao tratamento realizado e como manter seus dentes saudáveis, pois possibilita uma visão do que está sendo feito na clínica e, portanto, do que deve ser feito em casa, nos cuidados do dia a dia, como explica a médica canadense Katherine Marte. “GBT é interativo, educacional, terapêutico e promove uma experiência mais minuciosa e confortável ao paciente do que o tratamento tradicional.”

Devido a todos os pontos destacados acima, a metodologia GBT é considerada uma mudança revolucionária que compreende cuidados dentro e fora do consultório, promove uma melhoria na qualidade do atendimento e no conforto do paciente, resultando em profissionais e pacientes mais satisfeitos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias