terça-feira, julho 16, 2024
Home News Indústria de biotecnologia deve se transformar, defendem especialistas

Indústria de biotecnologia deve se transformar, defendem especialistas

por Redação
0 comentário

A pandemia de Covid-19 evidenciou que as empresas de biotecnologia ainda têm um longo caminho a percorrer para atingir o grau de transformação digital visto em outras indústrias, como de alimentos e energia, afirmaram especialistas em fórum técnico da Automation Fair 2022, feira de inovação para a indústria promovida pela Rockwell Automation.

Segundo o presidente da Axendia e mediador do painel, Daniel Matlis, motivo não é a ausência de tecnologia, mas a cultura de muitas empresas. “A número um, a principal barreira para as empresas para a transformação digital no setor industrial, é a cultura”, afirmou citando uma pesquisa da empresa.

Avançar na digitalização e automatização de processos não é mais uma opção para a indústria, mas uma necessidade para enfrentar o ambiente disruptivo em que vivemos, salientaram os participantes do painel Sachin Misra, líder global da Kalypso; Mark Auger, engenheiro de automação da Cytiva; Carlos Martinez, diretor de MS&T na Sarepta Therapeutics; e Matthew Laing, diretor de engenharia de manufatura digital da Eli Lilly.

Entre as principais tecnologias que têm apoiado a indústria de biotecnologia, os especialistas ressaltaram cloud computing e a internet das coisas (IoT). Laing, em sua fala, trouxe o exemplo da Eli Lilly e falou sobre as vantagens de padronizar interfaces que conectam diferentes sistemas. Segundo ele, se as interfaces são padronizadas, os equipamentos se tornam “plug and play”, o que traz ampla agilidade a uma linha de produção. 

Também houve ênfase no uso de soluções em nuvem e na necessidade de utilizar os dados gerados na planta de maneira produtiva. “O que traz valor é contextualizar os dados e aplicá-los na hora e no lugar certos”, destacou Misra, avaliando que as empresas no setor são “ricas em dados, mas pobres em informação”. 

“A nossa indústria é muito aversa ao risco e as pessoas não estão dispostas a mudar”, argumentou Martinez. “Mas quando você consegue provar que é possível obter valor e visibilidade com essas mudanças, a cultura também se transforma. É sempre importante avaliar como a tecnologia traz agilidade e eficiência”.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside