quinta-feira, maio 30, 2024
Home Artigos Os efeitos da transformação digital na saúde para os profissionais da área

Os efeitos da transformação digital na saúde para os profissionais da área

por Christian Cella
0 comentário

Apostar em inovação pode ser a chave propulsora para qualquer mercado. O segmento de saúde não foge a essa regra e acompanha esse movimento com a implementação de soluções que permitem avanços significativos para fortalecer a transformação digital na saúde. Inclusive, de acordo com dados do Estudo de Prioridades de TI de 2023, da TechTarget 41% das organizações de saúde globais aumentaram seus investimentos em tecnologia em 2023.

A pesquisa reforça a necessidade do setor em apoiar-se em ferramentas inteligentes que proporcionem um atendimento mais eficiente, ágil e de qualidade. Neste sentido, à medida que a inovação ganha espaço, é preciso que os profissionais estejam munidos e preparados com informações confiáveis para aproveitar da melhor maneira os múltiplos benefícios resultantes da digitalização na saúde.

Desta forma, em meio ao atual cenário em que cada vez mais empresas e pessoas, seja no ambiente pessoal ou profissional, recorrem às tecnologias para auxiliar em tarefas ou consultar quaisquer tipos de informações, é necessário que os profissionais de saúde tenham acesso a soluções avançadas e que contem com informações baseadas em evidências, como as ferramentas de suporte à decisão clínica (SDC).

Para se ter uma visão mais clara das aplicações referentes a essa solução, imagine que eventualmente o médico se depare com uma situação inédita que desperte dúvidas sobre como seguir com o atendimento. Nesses momentos, contar com o auxílio de colegas, livros didáticos, periódicos ou softwares desatualizados pode ser arriscado não apenas para a segurança do paciente, mas também para a reputação do médico e da instituição.

Em contrapartida, com as informações baseadas em evidências e atualizadas pelos especialistas mais conceituados do mundo, o profissional poderá sanar quaisquer questionamentos e, assim, indicar diagnósticos e prescrições de medicamentos precisos, bem como solicitar exames mais rapidamente, protegendo o paciente e eliminando custos desnecessários para operadores de saúde.

Lidando com a escassez de profissionais e o burnout na saúde

A escassez e o esgotamento clínico dos profissionais também são temas importantes que o setor tem enfrentado nos últimos anos. De acordo com a pesquisa Saúde Mental do Médico, realizada pelo Research Center da Afya, 62% dos médicos brasileiros já apresentaram quadros de Síndrome de Burnout durante suas carreiras.

Além disso, um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) indica que, até 2030, espera-se um déficit de 600 mil profissionais de saúde na América Latina e no Caribe (ALC). O impacto desses dois cenários para o sistema de saúde é preocupante, principalmente, pela possibilidade de sobrecarregar as organizações.

Isso pode ocasionar inúmeras falhas no atendimento, como erros de prescrições, complicações cirúrgicas, além de desperdício de recursos.  E, diante desse desafio, o uso de tecnologias de ponta torna-se ainda mais imprescindível na rotina hospitalar, ao provocar fluxos de trabalho mais eficientes e simplificados.

Em tese, o segmento ainda enfrenta diversas barreiras relacionadas ao aprimoramento dos serviços.  Entretanto, em sinergia com o avanço da transformação digital na saúde, o setor caminha promissoramente no sentido de mudanças expressivas que aprimorem a jornada do cuidado e garantam a seguridade necessária aos pacientes e profissionais da área.

Christian Cella, vice-presidente, para o mercado internacional, da unidade de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer Health.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias