NewsNewsletter

Moinhos Inside promove imersão de futuros alunos de Enfermagem no ambiente hospitalar

0

Uma oportunidade de imersão no universo da enfermagem, conhecer a rotina e o ambiente hospitalar e tirar dúvidas sobre a profissão com quem vive o dia a dia de uma instituição de saúde como o Hospital Moinhos de Vento. Esse é o objetivo do projeto Moinhos Inside que, desde 2019, proporciona aos futuros alunos do curso de Enfermagem uma visita guiada e a aproximação com os profissionais e as práticas que serão desempenhadas pelos futuros enfermeiros.

Em razão da pandemia, com a redução da circulação de pessoas no ambiente hospitalar e visando garantir a segurança dos estudantes, houve redução do número de participantes para grupos de cinco pessoas. Atualmente, o projeto é realizado em versão híbrida — com conteúdo online, além da visita de 1h30 ao Hospital Moinhos de Vento. Em 2020, o Moinhos Inside foi realizado de maneira remota.

De acordo com a professora e coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento, enfermeira Márcia Otero Sanches, os participantes vão conhecer as emergências adulto e pediátrica e as unidades de internação. “Queremos inserir o candidato num contexto, no ambiente muito próximo do ambiente real da Enfermagem, mostrando nossa atuação no dia a dia”, explica. A visita inclui a passagem por instalações da faculdade e se encerra com uma atividade prática de simulação da lavagem de mãos — algo recorrente na rotina dos profissionais de saúde — e a participação de uma aula de reanimação cardiorrespiratória.

As inscrições para o Moinhos Inside estão abertas ao público e podem ser feitas pelo endereço https://moinhosinside-aexperiencianapratica.eventize.com.br/. As próximas visitas serão realizadas nos dias 9 (das 9h30 às 11h) e 10 de fevereiro (das 14h às 15h30).

Escolha profissional

A estudante Karoline Rodrigues Telles de Oliveira, 21 anos, participou da edição de janeiro do Moinhos Inside. “O Hospital Moinhos de Vento me proporcionou um momento incrível. Pude ver e ter a certeza que fiz a escolha certa pela profissão que quero seguir. Mostrou toda a responsabilidade que um enfermeiro tem por zelar pela vida do próximo”, destaca Karoline. Ela vislumbra atuar na Enfermagem atendendo a área da Oncologia. “A visita passou a segurança de que escolhi um dos melhores lugares para estudar e futuramente poder fazer parte de sua grande equipe de enfermeiros”, planeja.

Na avaliação da coordenadora do curso de enfermagem, a pandemia evidenciou a necessidade crescente de profissionais da área da saúde e também trouxe maior reconhecimento da importância de quem atua no atendimento e cuidado dos pacientes. “O mercado está aquecido, há maior empregabilidade. As pessoas começaram a entender mais sobre a profissão, principalmente acompanhando as notícias e a rotina de quem está na linha de frente”, opina Márcia.

Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento

O curso de Enfermagem da instituição existe desde 2019 e tem aulas práticas desde o primeiro semestre, dentro do Hospital Moinhos de Vento. Os alunos têm aulas com profissionais que são referências em Enfermagem, além de mentoria com profissionais renomados na área da saúde.

Google Cloud lança ferramentas de gerenciamento de vacinas

Artigo anterior

Reclamações contra planos de saúde aumentam mais de 10.000%

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News