segunda-feira, abril 15, 2024
Home Inovação Projeto inovador usa IA para antecipar surgimento de novas Cepas do Coronavírus

Projeto inovador usa IA para antecipar surgimento de novas Cepas do Coronavírus

por Redação
0 comentário

Um projeto inovador vai desenvolver um sistema de inteligência artificial para informar com antecedência o surgimento de novas cepas do coronavírus, possíveis focos da Covid-19 e comorbidades que ainda não foram associadas aos casos graves da doença. Tendo à frente a especialista Esther Colombini, especialista do Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) e docente Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o trabalho foi um dos 12 selecionados pela Chamada Pública BRICS Covid-19, que apoia pesquisas de enfrentamento à crise sanitária nos países do bloco. Ao lado dos profissionais da Unicamp, participam pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).

“Hoje não temos condições de reunir em tempo hábil as informações estratégicas dos pacientes, daí a importância do uso da inteligência artificial para processar dados e identificar padrões que até agora passaram despercebidos para os humanos”, afirma Esther Colombini. O sistema vai fazer a leitura de diferentes informações referentes à Covid-19, entre eles dados disponíveis em exames de laboratório e imagem, estatísticas e prontuários médicos – como histórico do paciente, comorbidades existentes, evolução do caso. Também serão usadas ferramentas de georreferenciamento para processar informações geográficas e referentes à movimentação das pessoas para localizar com antecedência focos da doença.

Desta forma, será possível oferecer aos pesquisadores das diversas áreas do conhecimento e ao poder público instrumentos que aprimorem os processos de tomada de decisões de gestores públicos e também contribuam com a elaboração de políticas eficientes no combate à pandemia. Os resultados obtidos pelo Brasil e outros países do bloco serão compartilhados por todos os membros do BRICS a fim de servir de subsídio no enfrentamento da crise sanitária.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside