segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Vacina contra o HPV pode prevenir vários tipos de câncer, alerta médico

Vacina contra o HPV pode prevenir vários tipos de câncer, alerta médico

por Redação
0 comentário

Quase todas as pessoas não vacinadas que são sexualmente ativas contrairão, em algum momento de suas vidas, o HPV, doença que pode gerar verrugas genitais e pré-cânceres cervicais — células anormais no colo do útero que podem levar ao câncer. Cerca de 13 milhões de americanos, incluindo adolescentes, são infectados com o HPV a cada ano. A maioria das infecções desaparece por conta própria, mas aquelas que não desaparecem podem causar certos tipos de câncer.

O papilomavírus humano tem mais de 200 variantes e se manifesta por meio de formações verrugosas, que podem aparecer no pênis, vulva, vagina, ânus, colo do útero, boca ou garganta. A relação sexual é a principal forma de transmissão do HPV, seja pelo coito ou pelo sexo oral. Não é à toa que o HPV se tornou uma preocupação grave de saúde pública pelo potencial de alguns tipos do vírus causarem câncer, principalmente no colo do útero e no ânus, mas também na boca e na garganta, que vêm aumentando entre os jovens.

“O vírus pode ficar latente por períodos prolongados sem que haja sintomas, e é difícil erradicar a infecção por completo”, alerta o médico Marco César Rodrigues Roque, diretor técnico da Clínica de Vacinas Salus Imunizações.  Por isso, ele recomenda que mulheres com vida sexual ativa façam exames preventivos anuais no colo do útero para monitorar o aparecimento de possíveis lesões que antecedem o câncer e que podem ser tratadas. As recomendações também se estendem a homens que fazem sexo anal desprotegido, e devem fazer exames preventivos na região anal e no reto.

Segundo ele, apenas o câncer do colo do útero pode ser detectado precocemente com um teste de triagem, já que os outros tipos de câncer causados pelo HPV podem não ser detectados até que sejam mais grave. “A vacinação contra o HPV também previne infecções que causam esses tipos de câncer.”

O Ministério da Saúde anunciou que a vacina quadrivalente que protege contra quatro tipos de HPV passaria a ser oferecida também para meninos, na faixa de 11 a 14 anos. Anteriormente a vacina só era disponibilizada para meninas de 9 a 14 anos. Crianças de 11 a 12 anos devem receber duas doses da vacina contra o HPV, com intervalo de seis a 12 meses. As crianças que iniciam a série de vacinas contra o HPV a partir dos 15 anos precisam de três doses, administradas durante seis meses. Além disso, todas as pessoas até 26 anos de idade devem receber a vacina contra o HPV se ainda não estiverem totalmente vacinadas.

“Vacinar-se é uma forma de demonstrar cuidado e respeito por si mesmo e com outros. A vacinação é a forma mais eficaz de proteger-se contra o vírus do papiloma humano. Por isso, faça a sua parte: vacine-se!”, finaliza Rodrigues Roque.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside