terça-feira, abril 30, 2024
Home Inovação Governo de Santa Catarina testa internet via satélite em ambulância do SAMU

Governo de Santa Catarina testa internet via satélite em ambulância do SAMU

por Redação
0 comentário

Em situações de emergência médica, ter acesso à internet de alta velocidade e confiável pode fazer toda a diferença. Isso permite que as equipes médicas recebam informações da Central de Atendimento, acessem informações, consultem especialistas remotamente, compartilhem dados do paciente em tempo real e até mesmo realizem telemedicina em casos mais complexos.

Com foco em inovação na saúde, o governo de Santa Catarina  realizou o primeiro teste para verificar a efetividade do fornecimento de internet via satélite em uma ambulância. O teste, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, consiste na colocação de uma antena no veículo do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atende no município de Rancho Queimado.

“Tecnologia de internet via satélite é fundamental para garantir benefícios. Esta iniciativa representa um avanço significativo no atendimento médico de emergência, pois estamos buscando uma conexão estável e confiável mesmo em regiões remotas onde a conectividade tradicional é limitada. Sob a liderança do Governador Jorginho Mello vamos ampliar a conectividade em Santa Catarina, o que trará impactos positivos na qualidade do atendimento na saúde e en outros setores. Esta é uma das metas do governador ”, destaca o secretário estadual da Ciência,Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett.

O objetivo inicial é manter um veículo do SAMU conectado 24 horas por dia, com comunicação direta com a Central de Atendimento. Atualmente a comunicação é realizada via rádio ou mensagens de WhatsApp e dependendo da região a conexão não funciona, pois a internet é inexistente.

 

“Nosso município tem problema com sinal de internet, não temos telefone fixo em muitos localidades. Este teste acrescentará muito e vai melhorar ainda mais  o atendimento desta equipe tão dedicada”, comenta a secretária municipal da saúde de Rancho Queimado, Katy Kayser.

O diretor de Atendimento Pré-hospitalar Móvel (APH Móvel ), Dionísio Medeiros, acompanhou a instalação. “A iniciativa vai otimizar a velocidade da comunicação nas áreas que dificilmente têm acesso à Internet.  Com este equipamento será possível informar com  mais precisão o estado do paciente para Central de Regulação de Urgência, além de reduzir  o tempo resposta no atendimento, principalmente naqueles momentos em que os segundos fazem a diferença para salvar uma vida”, explica.

Dependendo do resultado, o segundo passo será conectar a ambulância com os hospitais e futuramente possibilitar também que o médico realize o atendimento preliminar ao paciente via chamada de vídeo dentro da própria ambulância em casos mais simples.

O equipamento, instalado no teto do veículo, foi cedido pela empresa em caráter experimental, não gerou custos e ficará em operação durante 60 dias. Neste período serão testadas a capacidade de comunicação e acesso a recursos online. Depois, equipes técnicas da Secretaria da Saúde e da SCTI irão elaborar parecer sobre os resultados e benefícios obtidos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside