quarta-feira, maio 22, 2024
Home Gestão Vittude lança solução para mapear a situação e evolução do cenário de saúde mental nas empresas

Vittude lança solução para mapear a situação e evolução do cenário de saúde mental nas empresas

por Redação
0 comentário

Os transtornos de saúde mental já são responsáveis por 38% de todas as licenças junto ao INSS. Os números da incidência de afastamento decorrente desses transtornos são ainda mais alarmantes: os casos cresceram 30% de 2020 a 2022. Esses dados são da pesquisa Panorama da Saúde Mental nas Organizações Brasileiras, promovida em 2023 pela Vittude, empresa referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para companhias, e que ouviu mais de 24 mil trabalhadores.

De olho na falta de visibilidade interna sobre a complexidade e impacto nas empresas do tema saúde mental, a Vittude anuncia o lançamento da solução Deep Dive de Saúde Mental. Trata-se de um diagnóstico institucional que oferece um relatório com análises robustas e propostas seguras de planos de ação capazes de apoiar a priorização dos investimentos e aumentar a eficiência operacional das empresas contratantes. Por meio dele, a Vittude faz uma análise epidemiológica com instrumentos psicométricos, entrevistas individuais e grupos focais para avaliar percepções sobre saúde mental e sua relação com o trabalho e uma análise das políticas, processos e soluções atuais relacionadas ao tema, bem como a interface que o tema possui com diferentes stakeholders internos.

“Apenas 4% das empresas do Brasil possuem maturidade desenvolvida em relação à estruturação de programas estratégicos de saúde mental. Nós queremos ajudar o restante delas a saírem da fase inicial deste processo, ou seja, dar a direção para que possam começar seu programa de saúde mental de maneira segura e precisa”, destaca Tatiana Pimenta, fundadora e CEO da Vittude.

A ferramenta identifica tendências e necessidades críticas, fornecendo um diagnóstico técnico e aprofundado em três etapas. Começando pelo “Censo de Saúde Mental”, no qual é realizada uma pesquisa para levantar, a partir de indicadores inéditos sobre saúde mental corporativa, a situação atual da empresa e sua posição em relação ao mercado. Depois, é implementado o “Aprofundamento Estratégico”, momento em que os especialistas da Vittude se aprofundam na estratégia, cultura, políticas, processos, soluções e dados que tangem saúde mental corporativa e que impactam o negócio. Por último, acontece a “Escuta Qualitativa”, período em que a Vittude realiza entrevistas individuais e facilita a discussão entre grupos focais, com objetivo de entender a percepção sobre saúde mental e relação com o trabalho nas áreas de interesse, e como forma de aprofundar a identificação dos principais estressores que justifiquem os indicadores demonstrados no censo de saúde mental.

“A saúde mental é um campo complexo, influenciado por uma ampla gama de fatores interligados. Entendemos que abordagens genéricas falham em resolver a complexidade da saúde mental, causando prejuízos que vão além do financeiro”, enfatiza Luckas Reis, Head de Psicologia da Vittude.

Ele ressalta a necessidade de compreender a fundo a dinâmica específica de cada organização. Assim, é vital contar com ferramentas diagnósticas sofisticadas que capturem essa complexidade, proporcionando uma visão completa. “Nossas análises abrangem desde aspectos financeiros até a experiência de saúde dos colaboradores. Este diagnóstico multidisciplinar atravessa diversas áreas de conhecimento e departamentos dentro das empresas, criando uma visão panorâmica”, explica o psicólogo.

Ainda de acordo com o Head de Psicologia da Vittude, esta perspectiva serve como uma base comum para todos os stakeholders internos, favorecendo o avanço transversal do tema, que não deve ser tratado por uma área isolada. “Tudo isso existe para propormos um programa estruturado para ser efetivo, sustentável e evoluir progressivamente, com estratégias adaptadas às necessidades específicas de cada empresa, a curto, médio e longo prazo. Sem dúvida, o Deep Dive de Saúde Mental é a melhor forma de iniciar um processo de desenvolvimento ou de aprimoramento de um programa de saúde mental em uma grande empresa”, afirma Luckas Reis.

Os resultados são apresentados em uma reunião com a liderança da empresa, na qual os dados são expostos de maneira clara e acessível. São enfatizadas as áreas com maior insatisfação ou sobrecarga de demandas, as principais queixas e os pontos de melhoria conforme relatados pela equipe, tudo com base nos dados coletados.

“Não se gerencia aquilo que não se mede. É impossível estruturar um programa de saúde mental eficiente e que traz resultados positivos para os colaboradores e para o negócio sem um entendimento profundo dos indicadores de adoecimento e dinâmica organizacional. Investir em saúde mental é estratégico e dá lucro e o Deep Dive de Saúde Mental é uma solução que foi desenvolvida para ajudar as empresas a fazer a alocação correta dos recursos, de modo a obterem o maior retorno possível sobre os investimentos”, garante a CEO da Vittude.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside