terça-feira, julho 16, 2024
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Einstein implanta solução com automação visando a experiência do paciente

por Redação
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O Hospital Israelita Albert Einstein adotou o ProXper Health, uma solução desenvolvida pela empresa brasileiraEvolutix que reúne dados e serviços estratégicos, contribuindo diretamente para o aumento dos níveis de excelência no atendimento à saúde. De acordo com a empresa, a solução permite às instituições de saúde aprimorar o monitoramento de pacientes e melhorar a eficiência no suporte à tomada de decisão a partir de dados relevantes.

“Assim como ocorre em outros setores, caso da indústria e até da agropecuária, o segmento hospitalar está focado em incrementar a assistência ao paciente a partir do monitoramento de indicadores de gestão, garantindo uma melhor experiência no tempo de internamento”, pontua André Santini, cliente success da Evolutix.

Segundo ele, por integrar tecnologias como big data/analytics, inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT), o ProXper Health possibilita o controle inteligente de leitos e auxilia para a melhorar a experiência dos pacientes e a gestão estratégica e hospitalar, beneficiando os processos de suporte e administrativos. Por meio de dados estratégicos, as equipes de atendimento podem agir de forma preventiva, evitando o agravamento de quadros e melhorando a tomada de decisões em prol do bem-estar de pacientes.

“Trata-se de uma solução que visa elevar em muito a qualidade da experiência do paciente durante seu período de internação, por meio de uma suíte de serviços que vai desde comodidades como automação dos leitos e serviços de TV e streaming até a possibilidade de realizar pedidos diversos, visualizar seu prontuário, consultar planos e metas de tratamento, visualizar exames, responder pesquisas, e muito mais”, explica Santini.

O executivo observa que, sob a ótica da equipe assistencial, há uma mudança de paradigma totalmente disruptiva, com a implantação de controle das atividades relacionadas ao leito, gestão de nível de serviços das áreas de apoio e tratamento do nível de satisfação. “Tudo isso contribui fortemente para a melhoria global do desempenho da instituição, o que se traduz em maior giro dos leitos, aumento de controle e de maior sustentabilidade para o setor”, ressalta.

Estima-se que mundialmente, entre os hospitais, os designados leitos 360º ou inteligentes devem crescer a uma taxa anual de 7,6%. Esse mercado, que movimentou US$ 411 milhões em 2020, deve atingir US$ 740,6 milhões em 2028, de acordo com a consultoria Grand Vie Research.

Investimento em inteligência artificial como alvo

O Future Health Index 2022, desenvolvido pela Philips, demonstrou que a inteligência artificial estava no topo dos investimentos em tecnologia feito pelos executivos da área hospitalar. Mais de oito em cada dez gestores (85%) viam essa aplicação de recursos como necessária no país contra uma média de 39% no restante do mundo. No ano passado, 72% dos executivos afirmaram priorizar o investimento em IA em suas organizações.

A tecnologia se torna uma aliada do paciente em sua experiência enquanto estiver no leito. É possível oferecer uma experiência digital superior à de um hotel, integrando diversos dispositivos, permitindo o acompanhamento de streamings favoritos, entre outros pontos. A tecnologia pode ser um grande e decisivo aliado no bem-estar do paciente, na proximidade dos familiares, o que em última análise contribui para a redução da ansiedade e a ampliação da sensação de acolhimento.

“Pode soar exagerado, mas o empoderamento do paciente, o aumento dessa sensação de bem-estar, conforto e tranquilidade propiciados pela tecnologia contribuem significativamente para a recuperação dos pacientes”, afirma Santini.

Dados que auxiliam na tomada de decisões

A solução de leitos 360º é capaz de prover dados que capacitam as equipes assistenciais a tomar as melhores decisões no que se trata do cuidado do paciente. Dados como taxa de ocupação, intervalos até a alta e até mesmo pesquisas realizadas com os pacientes estão sempre à mão, permitindo entender e aperfeiçoar continuamente o atendimento.

Além de conseguir acompanhar informações em tempo real dos pacientes em dispositivos como tablets ou smartphones, um sistema dedicado aos leitos inteligentes promove a integração entre diferentes equipes, melhorando a performance do hospital como um todo, antecipando situações que requerem intervenção, o que impacta positivamente na percepção de seus pacientes.

Nessa área, o Brasil parece estar à frente do restante do mundo quando se trata da coleta digital de dados de pacientes. O relatório da Philips mostra que 71% dos entrevistados alegam coletar e armazenar essas informações em ambientes clínicos, contra 42% de média global.

Os pilares de um hospital do futuro

Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte mostrou que o futuro do atendimento dos hospitais está fundamentado em cinco pilares. Uma solução como o ProXper Health coloca organizações de saúde, como o Einstein, na rota das boas práticas relacionadas ao uso da tecnologia em prol do paciente:

  • Redefinição da assistência, incluindo novas tecnologias digitais que melhorem a tomada de decisão de gestores e o uso de dispositivos específicos para melhorar a tomada de dados;
  • Oferecer uma experiência digital ao paciente, a partir de ferramentas de inteligência artificial ou de personalização do atendimento, caso de uma TV interativa, para trazer mais conforto e comodidade ao paciente;
  • Atenção especial às pessoas, deixando que a tecnologia opere em tarefas repetitivas e de documentação, enquanto as equipes focam no bem-estar de pacientes;
  • Aumento da eficiência operacional a partir da adoção de tecnologias no fluxo de processos e automação na gestão de operações e no BackOffice;
  • Projetos de cura e bem-estar, atendendo tanto as demandas de pacientes quanto da equipe, enfatizando cuidados relacionados com a medicina preventiva.

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