A Santa Casa da Bahia, uma das instituições filantrópicas mais sólidas e respeitadas do Brasil, ganhou eficiência ao tornar os seus processos de ciclo da receita mais ágeis e transparentes. Um dos ativos essenciais para a instituição ter conseguido ganhar eficiência e permitir que os seus profissionais se dedicassem a atividades estratégicas foi o uso da ferramenta de gestão do ciclo de receita BeeCare, da Bionexo – empresa de tecnologia que há mais de 20 anos oferece soluções em nuvem para instituições e fornecedores do mercado de saúde.
O resultado foi a recuperação de R$ 6,2 milhões em glosas no ano passado, referentes a faturamentos não recebidos ou recusados pelas operadoras de saúde por diversos problemas de comunicação com instituições de saúde. Além disso, mais de 100 mil guias médicas foram transacionadas automaticamente, fazendo com que a Santa Casa da Bahia se tornasse referência no assunto “saúde financeira”.
As medidas tomadas foram essenciais para a sustentabilidade financeira do hospital, além de terem gerado uma maior sinergia na gestão e no compartilhamento interno de dados. Para os profissionais da instituição, os maiores ganhos estão na automatização dos fluxos do ciclo da receita, rotinas otimizadas e possibilidade de dedicar mais tempo às análises de negócio e funções estratégicas. O tempo gasto nas baixas de processos de glosas, por exemplo, passou de 15 dias para um dia.
“Para nós é primordial que nossas pessoas façam análises de processos, que elas realmente tenham espaço para pensar e propor caminhos novos. Isso certamente nos retroalimenta como instituição, nos torna mais inovadores e com oportunidades de agregar novas soluções tecnológicas, cujo resultado possibilita a valorização da criatividade e do pensamento crítico dos colaboradores”, afirma Mônica Bezerra, diretora corporativa de tecnologia e operações da Santa Casa da Bahia.
De maneira geral, os números gerados pelo BeeCare atestam o impacto positivo no setor. Desde 2017, os clientes como um todo transmitiram dados de faturamento para as operadoras que somam R$ 25 bilhões. Por meio da solução, esses clientes conseguiram reverter cerca de R$ 400 milhões que foram inicialmente glosados pelas operadoras. Esse montante revertido e recuperado pode ser investido para reduzir custos, aprimorar a assistência ao paciente e ampliar esse acesso, sobretudo quando falamos de uma instituição filantrópica como a Santa Casa da Bahia, com grande volume de atendimentos vindos do SUS.
“Entendemos que no Brasil, e em outros lugares do mundo, ainda há uma ineficiência muito grande e um baixo índice de digitalização na relação entre prestadores – sejam hospitais, laboratórios ou clínicas – e as fontes pagadoras. Com a entrada de BeeCare no nosso portfólio, temos condições de avançar ainda mais rápido nesta frente de crescimento, aproveitando as complementaridades de produtos que já temos no portfólio”, comenta Rafael Barbosa, CEO da Bionexo.
O segmento, que movimenta bilhões de reais por ano, também é chamado de gestão do ciclo de receita, que é a relação financeira entre os hospitais e as operadoras de saúde. Embora essa convivência nem sempre seja harmoniosa, a exemplo das glosas, a solução BeeCare é uma grande facilitadora nessa relação, inclusive reduzindo o tempo gasto pelas operadoras para realizar um reembolso.
Para Felipe Scampini, que é cofundador da BeeCare e diretor de ciclo de receita na Bionexo, o ideal seria que todos os hospitais utilizassem uma solução de gestão para o ciclo de receita. “Esta melhoria de eficiência nas relações entre pagadores e prestadores traz benefício e simplicidade para todo o sistema, contribuindo para uma ampliação de acesso e consequentemente para a construção de um sistema de saúde mais forte, muito em linha com o propósito da Bionexo de melhores conexões para uma saúde melhor”, destacou.