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Com foco em atendimento de clínicas odontológicas de alto padrão, Oral Brasil busca faturar R$ 500 milhões este ano

por Redação
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O mercado odontológico brasileiro tem se mostrado promissor nos últimos anos, impulsionado pela crescente demanda por tratamentos odontológicos e estéticos. O Brasil é considerado um dos maiores mercados de odontologia do mundo, com mais de 400 mil cirurgiões-dentistas registrados, de acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Além disso, o país possui uma enorme base de consumidores de serviços odontológicos, o que representa uma excelente oportunidade para o setor de franquias.

O aumento da classe média no Brasil, aliado a uma maior conscientização da importância da saúde bucal, tem feito com que os brasileiros busquem mais qualidade nos tratamentos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, onde os serviços odontológicos se encaixam, teve um crescimento de 16,9% em 2024 em comparação ao mesmo período que o ano anterior, destacando-se como um dos pilares do setor de franquias no Brasil.

Jovem promissor

Fundada em 2014, no interior do Rio Grande do Sul, a Oral Brasil nasceu com o propósito de transformar o setor odontológico. A rede foi fundada pelo dentista Dionatan Marchi, com apenas 22 anos na época, que desde cedo tinha uma visão visionária. Após passar os anos da graduação juntando dinheiro com vendas de carros usados, conseguiu abrir sua clínica em sua cidade natal, Frederico Westphalen.

Em 2015, Dionatan mudou-se para Canoas (RS), onde criou um novo projeto, dessa vez com foco em reabilitação, inclusive, com espaço para centro cirúrgico. O negócio se desenvolveu tão rápido, que após dois anos e seis unidades como pilotos para validar o negócio, a Oral Brasil entrou para o franchising em 2017.

Negócio de sucesso

A Oral Brasil tem como público-alvo a classe média alta, por ser um público que preza pela experiência de compra diferenciada e exclusiva. O maior diferencial da rede está no foco de oferecer um atendimento de qualidade e humanizado, por isso investe pesado em todas as etapas do atendimento, desde o técnico ao operacional do negócio.

“Hoje é o melhor momento, toda população está buscando por estética e o público não quer saber de atendimentos com clínicas tradicionais, somente com clínicas estruturadas que ofereçam além de profissionais especializados em cada área, uma estrutura aonde ele faça todo o tratamento em um só lugar, com toda a parte de exames, centro cirúrgico, sedação, laboratório de próteses e com uma verdadeira experiência de atendimento premium”, revela o CEO.

Modelo de negócio

A franquia oferece três modelos de negócio: clínica modelo implantes; modelo shopping; e modelo black, o que diferencia entre eles é a metragem do espaço físico e a quantidade de consultórios, o que pode trazer diferença para o faturamento médio bruto.

O investimento inicial está incluso na taxa de franquia, mais os gastos com a instalação e capital de giro que fica entre R$ 216 mil a R$ 650 mil. O faturamento é outro grande atrativo da marca que varia entre R$ 100 mil a R$ 300 mil, com lucro líquido de 25%. O franqueado consegue recuperar o valor investido em um prazo estimado de 18 a 24 meses.

A franquia conta com equipamentos de última geração, com raio-x panorâmico; laboratórios próprios; centro cirúrgico incluindo sala pré-cirúrgica e de recuperação; além de anestesia sem agulha e técnicas especiais que possibilitam colocar os dentes em até 24 horas.

A Oral Brasil tem como foco os serviços de lentes de contato em porcelana, aparelhos invisíveis (invisalign), harmonização orofacial, sendo o de implante o seu carro-chefe, que representa 70% da procura pelos serviços.

Perfil do franqueado

Segundo Dionatan, para investir no negócio não é necessário ser formado em odontologia, já que a rede pode ajudá-lo a achar um dentista para que atue na empresa como sócio ou apenas um profissional. O CEO revela que na Oral Brasil já possui alguns perfis de investidores que não são profissionais, mas o negócio também é ideal para dentistas que desejam ter um espaço próprio.

“Temos um ticket médio de R$ 9.100, fazendo com que o investidor tenha a capacidade de ter um faturamento mais alto, mesmo com uma quantidade menor de pacientes”, explica Dionatan.

Expansão

A Oral Brasil possui a maior clínica do Rio Grande do Sul, em Canoas, com 1.000 metros quadrados, onde está localizada a franqueadora, e também conta com a maior da América Latina, em Cuiabá (MT) com 1.500 metros quadrados.

Com 100 unidades espalhadas por todo o país e presente em Portugal, Dionatan revela que 90% dos franqueados são multifranqueados, ou seja, possuem mais de uma unidade da marca. Um dos motivos é a segurança e margem de lucro estável que o negócio representa.

Para esse ano, a Oral Brasil pretende inaugurar 30 novas unidades e atingir a casa dos R$ 500 milhões de faturamento, sendo a única rede de franquia do segmento odontológico de alto padrão a atingir esses números.

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