A educação em saúde é um dos focos de atuação do Einstein, e esse compromisso se reflete muito além da oferta de cursos de graduação e pós-graduação para profissionais de saúde, como é o caso da programação do “Curso Preparatório para Gestantes e Acompanhantes”.
Como o nome indica, as aulas são formatadas para futuras mamães e seus parceiros com o objetivo de amparar as famílias para a chegada de um novo membro. Os encontros abordam as diferentes fases da gestação, os sinais e sintomas mais frequentes, além de aspectos relacionados ao parto, incluindo técnicas de preparação pélvica para o parto normal, dúvidas relacionadas ao processo anestésico e orientações relativas ao pós-parto; aleitamento e primeiros socorros.
Além disso, entendendo a importância do suporte emocional e da rede de apoio para a mãe, o curso ainda contempla temáticas sobre saúde mental, o papel do acompanhante e terapias integrativas, como a shantala (técnica de massagem indiana aplicada ao recém-nascido e que contribui significativamente para o conforto e vínculo do bebê com a sua família).
As atividades são realizadas em formato híbrido, com aulas teóricas e práticas, ministradas por enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas que, sob diferentes perspectivas, abarcam as principais dúvidas que surgem com a gestação e a chegada dos recém-nascidos, mantendo sempre o enfoque em humanização e segurança.
Organizado mensalmente, o curso, com carga horária de 8 horas, é aberto também para gestantes que não fazem acompanhamento e não têm parto programado dentro do hospital. As famílias interessadas podem se inscrever diretamente no site do Ensino Einstein.
Confira a agenda do primeiro trimestre de 2023 (considerando a data de início das aulas)
21 de janeiro
Outras temáticas de segurança
Ainda voltado à segurança e bem-estar de recém-nascidos e crianças, o Ensino Einstein oferece curso de “Atualização em Prevenção de Acidentes e Cuidados com Recém-nascidos e Crianças”.
As aulas buscam capacitar cuidadores, sejam pais, tios, avós ou babás, a prevenir acidentes e identificar situações cotidianas que expõem a criança a riscos, preparando-os para reconhecer sinais e sintomas de gravidade e realizar ações simples para a preservação e valorização da vida até que a criança seja atendida por equipe médica especializada.
O conteúdo é direcionado de maneira didática, simples e acessível para pessoas que não tenham conhecimentos de saúde e assistência. As aulas com práticas individuais reforçam a retenção do aprendizado. As turmas são disponibilizadas periodicamente.