Hospital Santa Catarina – Paulista comemora mil cirurgias robóticas

No mês em que celebra 116 anos de fundação, o Hospital Santa Catarina – Paulista chega à marca de mil cirurgias robóticas realizadas com o uso do Da Vinci Xi, tecnologia de ponta empregada nesse tipo de procedimento. Este resultado evidencia a capacidade da Instituição centenária em unir tradição e modernidade no cuidado seguro e humanizado prestado aos pacientes.  

Desde seu início em 2018, o programa de Cirurgia Robótica do HSC abriu as portas para que médicos cirurgiões pudessem se especializar nesse tipo de procedimento, que revolucionou a prática cirúrgica, agregando uma série de benefícios para os pacientes.  

“Hoje contamos com 26 cirurgiões certificados nas especialidades de ginecologia, urologia e cirurgia do aparelho digestivo para o uso desta tecnologia. Estamos trabalhando para o crescimento da nossa expertise nesses procedimentos, para termos cada vez mais profissionais capacitados e resultados positivos, tanto para a Instituição quanto para as pessoas que passam por aqui”, comenta Dra. Christiane Nicoletti, diretora técnica do HSC – Paulista.  

Por meio de um programa de inteligência artificial, o robô Da Vinci Xi agrega mais precisão, segurança e agilidade aos procedimentos cirúrgicos, reduzindo também o tempo cirúrgico e o período de internação do paciente.  

“A cirurgia minimamente invasiva proporciona ao nosso paciente uma melhor recuperação, menos dor e uma volta à rotina normal em bem menos tempo. O robô Da Vinci é o equipamento mais moderno do mundo, amplamente utilizado em hospitais de ponta. É uma conquista importante para o hospital e, em especial, para os nossos pacientes”, diz Silvia Aline Ferreira Andrade, diretora de operações do HSC – Paulista.  

Na visão do diretor executivo do Hospital Santa Catarina, Denilson de Santa Clara, a união entre tradição e tecnologia encontra respaldo no modelo assistencial da Instituição, cujos norteadores são o amor e a ciência. “O marco dessa trajetória são os mil procedimentos alcançados, resultado da dedicação e especialização do nosso corpo clínico e equipe assistencial, que focam sempre no bem-estar e na saúde dos nossos pacientes”, enfatiza o executivo.  

A cirurgia robótica é um dos mais importantes avanços da Medicina nos últimos anos e a tendência é que essa inovação cresça no país. Segundo dados da H. Strattner, única empresa que comercializa o equipamento no Brasil, já foram realizados mais de 30 mil procedimentos desse tipo em solo nacional, com destaque para a região sudeste. 

Related posts

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

Grupo Vivhas cresce e expande operações em seu primeiro ano de atividade

Oral Sin investe em tecnologia para potencializar gestão e experiência do paciente