NewsNewsletter

Trescal e Fluke reforçam parceria para oferecer maior segurança no combate à pandemia

0

Desde o início da pandemia, a Trescal, emprea global no segmento de calibração, teve grande procura de clientes solicitando auxílio na manutenção de ventiladores mecânicos, por meio de sua calibração e qualificação. Para isso, a companhia contou com a parceria da Fluke, que vem fornecendo equipamentos de ponta para a realização de ensaios em respiradores pulmonares utilizados em hospitais e clínicas de saúde.   

De acordo com o CEO da Trescal Brasil, Mário Francisco, tão logo os equipamentos foram adquiridos, um dos laboratórios pertencentes ao grupo Trescal entrou com um pedido de acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), o qual foi atendido em caráter emergencial, tornando-se o primeiro laboratório no Brasil a realizar ensaio para operação de respiradores pulmonares com acreditação. Desta forma, atualmente, a empresa conta com um kit de trabalho composto por equipamentos da Fluke utilizados para atender diversas instituições de saúde do Brasil. “Trata-se de um mercado muito delicado, uma vez que estamos lidando com empresas que de uma forma ou de outra podem salvar vidas. Portanto, é preciso trabalhar com o que existe de melhor”, explica Francisco sobre a parceria.   

Além de ensaios em ventiladores mecânicos, a Trescal também é responsável pela verificação da temperatura dos freezers e super freezers que armazenam as vacinas contra o Covid-19. Neste caso, a Fluke fornece o equipamento com protocolo de segurança que garante que os dados não serão violados ao longo de todo processo de coleta de informação e após a finalização do mapeamento térmico.   

Atualmente, a Trescal conta com mais de 200 equipamentos da Fluke em suas empresas/laboratórios e, apenas entre outubro de 2020 e outubro de 2021, a grupo realizou quase R$ 5 milhões em calibrações/ensaios. “Os serviços externos para realizar calibrações representam hoje 25% do total de contratações em termos de calibração aqui na Trescal. A Fluke está sendo nossa grande parceira nesta jornada e, ao final, além de ter realizado nosso serviço, esperamos ter um potencial de vendas que pode nos dar um crescimento de 5% ao ano”, projeta o executivo.   

Exatidão, estabilização e rapidez   

Segundo Mario Francisco, a Fluke é uma empresa que possui equipamentos de primeira linha, que são utilizados normalmente dentro dos laboratórios da Trescal para calibração de outros equipamentos operacionais, bem como no serviço operacional direto. “Hoje, nós utilizamos equipamentos da Fluke em laboratórios de pressão, de temperatura, na área biomédica, farmacêutica, elétrica, automotiva, indústria aeroespacial, química, alimentícia, entre outras”.   

O coordenador Técnico da Trescal, André Toledo, explica como funciona na prática a utilização de um registrador 1586A da Fluke durante a qualificação térmica de uma câmara climática, como os freezers e ultra freezers utilizados para armazenar as vacinas. “Com o registrador da Fluke é possível realizar o monitoramento de perfil térmico da câmara e um mapeamento desta para determinar qual é a uniformidade dentro dessa câmara utilizada como meio térmico, para poder fazer a calibração da temperatura e da umidade”. Toledo complementa que a partir disso, pode-se visualizar os dados gerados e fazer sua transferência para uso de relatório, com a garantia que as informações não possam ser editadas ou corrompidas.  

Além disso, Toledo descreve outras aplicações dos equipamentos como blocos térmicos, sensores de temperatura, termômetros infravermelhos, multímetros, medidores de frequência e alicates amperímetros. E, Mario Francisco completa sobre os calibradores: “A TRESCAL qualifica os aparelhos para uso. Caso contrário, um equipamento não calibrado ou qualificado significa arriscar até mesmo a vida”.  

Para o ferente de Desenvolvimento da Trescal, Luis Paulo Cardoso, os grandes diferenciais dos equipamentos da Fluke são seus padrões de referência: exatidão, estabilização e rapidez. “Os setores com os quais trabalhamos exigem um nível de incerteza muito baixo nos resultados e os padrões da Fluke geram essa baixa incerteza, aumentando sempre a nossa produtividade e oferecendo alta exatidão nos serviços”, observa.

Aplicativo Remédio Agora ultrapassa a marca de dois milhões de agendamentos

Artigo anterior

Intuitive Care capta R$ 7 mi e faz a sua primeira aquisição em gestão financeira no setor de saúde

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar

Mais News