sexta-feira, março 29, 2024
Home News Aplicativo Ivi utiliza IA para prevenção de doença mental em ambientes corporativos

Aplicativo Ivi utiliza IA para prevenção de doença mental em ambientes corporativos

por Redação
0 comentário

De acordo com a pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, divulgada em maio, em média 11,3% dos brasileiros relatam um diagnóstico médico de depressão. É um número bem acima da média apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o país, de 5,3%. A capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, aparece com 17,5%, bem acima da média nacional e mais do que o dobro para a OMS. Infelizmente, os porto-alegrenses também estão no topo entre os municípios com maior índice de suicídio, com 9,65%.

O cenário tem levado organizações a procurar soluções para combater o problema também no mundo corporativo. No caso das empresas Combate a Fraude, Grupo Fasa e Sicredi, todas com sede em Porto Alegre, a opção escolhida foi o aplicativo de saúde emocional e bem-estar Ivi, desenvolvido pela healthtech Hisnek, que utiliza inteligência artificial para fazer a prevenção ativa a doenças mentais e promoção à saúde em ambientes corporativos.

O colaborador interage virtualmente com a solução, que identifica o perfil e o estado emocional de cada um e apresenta ações personalizadas. Algumas delas são práticas de meditação guiada, mindfulness (atenção plena), dicas de alimentação e indicação de serviços de saúde. Para casos mais graves, o app funciona como um agente colaborativo que ajuda na indicação do melhor tratamento. Hoje, o app Ivi já impacta mais de 1,7 milhão de vidas em diversas organizações nacionais.

“O propósito do Ivi é conseguir ajudar as pessoas de forma ativa e efetiva. Por meio da tecnologia, conseguimos identificar aqueles que estão vulneráveis ou passando por alguma questão específica relacionada à saúde mental. Assim, conseguimos colocar em prática uma série de ações. O bem-estar das pessoas é algo que eu realmente tenho a intenção e vontade genuína de ajudar cada vez mais. Por isso, é essencial que a IVI consiga promover atitudes assertivas para pegar na mão de quem sabe que precisa e de quem não percebe que precisa”, explica Carolina Dassie, CEO e fundadora da Hisnek.

Por meio de protocolos rígidos de saúde, o Ivi identifica, através de um funil de saúde mental, os casos mais graves de possíveis transtornos mentais, direcionando-os para tratamentos adequados (conteúdos específicos ou consultas com psicólogos parceiros do app). Além disso, cuida para que casos mais simples não avancem. Todas as intervenções clínicas indicadas ao usuário são baseadas em evidências científicas validadas internacionalmente.

Além do app, a Ivi oferece um programa de capacitação personalizada, prevenção, gestão de crise e cuidado para transformar o ambiente de trabalho em um local seguro, inspirador, acolhedor e produtivo. Para o RH, as informações e dados gerados são organizados e passados de maneira anônima e clusterizada através de um dashboard, obedecendo todas as bases legais previstas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside