terça-feira, junho 18, 2024
Home Gestão Unimed Centro-Oeste Paulista sustenta seus processos e apoia 13 outras Unimeds com o auxílio das soluções de segurança SonicWall

Unimed Centro-Oeste Paulista sustenta seus processos e apoia 13 outras Unimeds com o auxílio das soluções de segurança SonicWall

por Redação
0 comentário

A SonicWall anuncia os resultados que a Unimed Centro-Oeste Paulista conquistou com o uso das soluções de segurança SonicWall. Essa empresa fornece apoio administrativo a 13 Singulares – o termo usado para designar operações do Sistema Unimed focadas em cidades específicas. Neste caso, embora a sede da Unimed Centro-Oeste Paulista seja em Bauru, a organização contribui com as operações das Unimeds Adamantina, Assis, Avaré, Bauru, Botucatu, Dracena, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente e Tupã. A Unimed Centro-Oeste Paulista não oferece serviços médicos aos clientes Unimed e, sim, inteligência em saúde e processos administrativos para as 13 Singulares que atende. Neste ecossistema, a criticidade dos dados é alta, levando a Unimed Centro-Oeste Paulista a atuar 24×7 na proteção destas informações. É neste contexto que entram em cena as soluções de segurança SonicWall e os serviços providos à empresa pelo MSSP Informo, parceiro de negócios da SonicWall no Interior do Estado de São Paulo.

“Sabemos que, ao final do dia, são os beneficiários e colaboradores da Unimed que ganham com a consistência dos processos digitais que a Unimed Centro-Oeste Paulista entrega ao nosso público-alvo e às 13 Singulares que atendemos”, ressalta Giuliano Almeida, especialista em segurança e infraestrutura da empresa. “A inteligência SonicWall contribui para que os túneis que conectam as nossas soluções estejam 100% disponíveis. Essa tecnologia está configurada de modo a suportar plenamente nossas políticas de segurança, incluindo a proteção dos end-points de colaboradores em home office por meio do SonicWall Capture Client. Como utilizamos aplicações em nuvens Azure (Office 365), AWS, ERP Totvs e Sistema de Gestão em Nuvem pela Zitrus, o CAS (Cloud App Security) da SonicWall oferece camadas de segurança para os software as a service que empregamos. A base de tudo são dois firewalls Sonicwall NSa 2700 em HA em nossos dois data centers – o SMA500 fecha as VPNs entre os pontos remotos e os dois data centers. Utilizamos, também, o roteador Wi-Fi seguro SonicWall Access Point”. A plataforma de gerenciamento SonicWall Network Security Manager está ativa dentro da empresa, oferecendo visibilidade sobre tudo o que se passa neste ambiente.

Empresa preparada para a pandemia

A forte estratégia de segurança é uma marca da Unimed Centro-Oeste Paulista há anos – a atual configuração SonicWall é algo mais recente, com implementação realizada em 2019. “Utilizávamos outra geração SonicWall antes desta data”, explica Giuliano. O empenho em aumentar continuamente a maturidade digital da empresa levou a uma das primeiras implementações da solução de proteção de end-points SonicWall Capture Client do Interior do Estado de São Paulo e do setor de saúde. “Quando começou a pandemia, em março de 2020, estávamos preparados para enviar nossos colaboradores para casa com pleno acesso seguro às aplicações. O SonicWall Capture Client desafia o dispositivo que o usuário tem em casa, atuando 24×7 para garantir a postura de segurança do home office. Além da VPN entre o SMA500 e os firewalls nos nossos data centers, o SonicWall Capture Client seguiu protegendo a estação de trabalho contra invasões e malwares”.

Outro destaque desta estratégia é o baixo atrito para o usuário final – em quase 100 colaboradores da plataforma, somente 3 chamados ao ServiceDesk foram feitos. Giuliano é categórico ao afirmar que tudo isso fez com que a entidade se tornasse um benchmark para o Sistema Unimed. “Recebemos muitos colegas aqui, interessados em conhecer a solução de segurança que tínhamos implementado na época, visto que em 7 dias toda empresa estava operacional para Home Office”.

Single Sign-on baseado nos registros do Microsoft AD  

A decisão de utilizar aplicações de missão crítica no modelo SaaS, na nuvem, levou a empresa a explorar os recursos do SonicWall CAS. Como a Unimed Centro-Oeste Paulista utiliza o Microsoft AD como sua base de registros de direitos e proibições de acesso de usuários, esse mesmo diretório suporta as políticas de segurança implementadas nas soluções SonicWall, incluindo o CAS. “Com isso, o Single Sign-on é uma realidade para nossos usuários”, diz Giuliano.

A partir de 2019, a Unimed Centro-Oeste Paulista optou por contratar as soluções SonicWall como serviço junto ao MSSP Informo, parceiro de negócios da SonicWall. “Tanto os appliances como os softwares SonicWall que utilizamos são ativos da Informo – os profissionais de cybersecurity desta empresa compartilham com o nosso time a missão de gerir todo esse ambiente”, descreve Giuliano. “A Informo tem um papel crucial em manter nosso firewall monitorado, com pessoal capacitado, atendendo sempre em tempo hábil diversos tipos de chamados relacionados a segurança do nosso ambiente”.

Para Marco Antonio Giarone, arquiteto de soluções de segurança da Informo, a Unimed Centro-Oeste Paulista é uma vitrine de excelência em TI e Cybersecurity no Interior do Estado de São Paulo. “Há uma forte ênfase na prevenção de problemas, incluindo a busca de alinhamento à LGPD – algo crítico para uma empresa que lida com dados sensíveis sobre a saúde dos pacientes – e programas de treinamento de usuários. Tudo é feito com muito critério. O projeto é primoroso, sem espaço para gargalos”, resume Giarone. “Essa estratégia sustenta os processos de negócios da Unimed Centro-Oeste Paulista e das 13 Singulares que a empresa apoia”.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias