quarta-feira, novembro 29, 2023
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Hospital mineiro adota suporte de banco de dados e otimiza serviços de TI

por Redação
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O cuidado com o banco de dados na instituição de saúde é fundamental para um atendimento de excelência e que não prejudique os pacientes. Porém, nem sempre o hospital consegue arcar com os custos de uma equipe interna para monitoramento e atuação no banco de dados. Por isso o Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) da Unifenas escolheu utilizar serviços externos para o gerenciamento, aliando segurança, praticidade e qualidade.

Localizado na cidade de Alfenas, em Minas Gerais, a instituição realiza mais de 50 mil procedimentos ao mês, dando suporte a uma população de quase um milhão de habitantes na cidade mineira e região.

Atualmente, o Hospital Universitário Alzira Velano (HUAV) de Unifenas utiliza o sistema da Phillips, e para dar suporte ao banco de dados e o armazenamento das informações existentes, procurou uma empresa para realizar o serviço.

“Muitas instituições não conseguem ter uma equipe dedicada a cada segmento da TI do hospital, por isso em muitos casos a adoção de serviços através de empresas externas tem sido a saída para economizar e ainda sim preencher essas lacunas com gerenciamentos de qualidade”, afirma Wilton Rondon Ribeiro Júnior, CEO da Flowti, maior empresa de gestão de TI para ambientes de missão crítica do Brasil.

O hospital lidava com alguns desafios como a falta de tempo e preparo de profissionais com capacidade para executar as funções que foram contratadas. Através delas, a instituição passou a ter maior segurança na manipulação dos bancos de dados, bem como seus monitoramentos e atuações das equipes da Flowti em momentos críticos dos sistemas, migrações.

“Contar com um serviço como esse é fundamental, pois tratam-se dados de pacientes, vidas envolvidas. A segurança e confiabilidade desses dados devem ser consideradas prioridade”, completa Thiago Macedo, Assessor de Informática do HUAV.

Dentro deste contexto, a comunicação é uma peça-chave para uma resposta rápida e um maior preparo para as demandas que o banco de dados exige. Respondendo às migrações, projetos em andamentos e eventos adversos, a comunicação com o serviço externo é feita através de e-mails ou outros canais como chats e site.

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