segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Dr. Drauzio Varella lança documentário sobre os desafios da saúde em comunidades remotas do Pará

Dr. Drauzio Varella lança documentário sobre os desafios da saúde em comunidades remotas do Pará

por Redação
0 comentário

Como são realizados exames e cirurgias no meio da Amazônia? A curiosidade acerca dos desafios da saúde em comunidades remotas motivou a criação do documentário “Belterra: como é realizar cirurgias e exames no meio da Amazônia?”, lançado no dia 6/12, pelo Dr. Drauzio Varella, em seu canal no YouTube.

O filme, produzido pela Júpiter Conteúdo, reúne imagens de duas expedições, realizadas em junho de 2023, pela ONG Zoé, fundada em São Paulo, em 2019, com o propósito de levar saúde às populações ribeirinhas do Pará. Nessas expedições, no Hospital Municipal de Belterra e no Barco Hospital Papa Francisco, foram realizados mais de 1,2 mil atendimentos (consultas de ginecologia, pediatria, clínica geral, infectologia, dermatologia e oftalmologia, além de exames e cirurgias).

“Foi uma honra receber o Dr. Drauzio na nossa expedição. Ele pôde acompanhar o trabalho que a nossa ONG realiza com o apoio da Alliança Saúde – que tem desempenhado um papel crucial como fonte de recursos para viabilizar nossos projetos”, disse Dr. Marcelo Averbach, fundador da ONG Zoé.

Isabella Tanure, vice-presidente do Conselho de Administração da Alliança Saúde, explica que a região amazônica tem grande carência de cuidados relacionados à saúde.

“As populações ribeirinhas esperam por muito tempo para realizar exames e procedimentos relativamente simples e acessíveis nos grandes centros. Por isso ficamos muito felizes em apoiar, tanto as expedições quanto o documentário do Dr. Drauzio. Ele joga luz sobre os desafios e, dessa forma, pode contribuir para engajar mais pessoas na solução”, comentou.

“Tenho uma conexão profunda com a Amazônia, mas ainda não conhecia a região de Belterra. Por isso, quis acompanhar a expedição do ONG Zoé e ver de perto o atendimento que é oferecido e o impacto que cada expedição tem nos moradores”, contou Dr. Drauzio. Segundo o médico, todos precisam entender a importância de estabelecer políticas públicas que levam em consideração o atendimento de populações que moram em áreas isoladas, como os povos indígenas e não indígenas que vivem na floresta.

“Não são eles que precisam se deslocar por horas e dias de barco, enfrentando imensas dificuldades, incluindo financeiras. É a saúde que precisa chegar nesses lugares”, conclui o médico.

Sobre a Alliança Saúde

Um dos maiores players de medicina diagnóstica do país, a Alliança Saúde — conhecida durante 13 anos como Alliar — foi criada a partir da fusão de quatro empresas líderes do setor de diagnóstico médico por imagem nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Campo Grande e São José dos Campos.

A companhia, cujo Conselho de Administração é presidido pelo investidor Nelson Tanure, iniciou em 2022 um novo ciclo de intenso crescimento, com foco na ampliação de sua oferta de produtos e serviços, principalmente, nas áreas de análises clínicas e vacinas.

Com mais de 5 mil colaboradores e cerca de 1,2 mil médicos parceiros, a Companhia está presente em 13 estados brasileiros. São 120 unidades de atendimento para realização de exames diagnósticos por imagem, análises clínicas, medicina nuclear e vacinas. Atua também com soluções corporativas – remotas e presenciais – para hospitais e centros de diagnóstico dos setores privado e público.

Suas marcas pelo Brasil são: São Paulo (CDB e Plani), Espírito Santo (Multiscan), Minas Gerais (Axial, Nuclear, São Judas Tadeu e Cedimagem), Mato Grosso do Sul (Di Imagem e Multilab), Pará (CSD), Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte (Delfin), Paraná (Sabedotti) e Rio de Janeiro (Cedimagem), além das parcerias com ProEcho e Cepem (Rio de Janeiro) e Unimed FAMA (Amazonas, Amapá, Pará, Acre, Rondônia e Roraima).

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside