O Google anunciou que adicionou novos recursos generativos à sua plataforma Vertex AI, para que empresas de saúde e ciências biológicas pesquisem dados de pacientes, incluindo fontes clínicas como dados FHIR e notas clínicas, que podem ser combinadas com seu modelo médico de linguagem grande. Med-PaLM 2.
Vertex AI é um mecanismo de pesquisa que permite que as organizações criem seus próprios mecanismos de pesquisa generativos habilitados para IA para os clientes, e Med-PaLM é uma tecnologia de IA generativa que utiliza LLMs do Google para responder a perguntas médicas.
O novo recurso Vertex AI Search pode ser combinado com o Med-PaLM 2, permitindo que os provedores encontrem respostas para perguntas médicas relacionadas diretamente aos registros médicos de um paciente e obtenham respostas para perguntas médicas gerais.
Os recursos baseiam-se na capacidade da Vertex AI de configurar aplicativos de pesquisa conversacional e recursos de resposta a perguntas
O recurso, que oferecerá suporte à conformidade com HIPAA, integra a API Healthcare e o Healthcare Data Engine do Google Cloud e o produto piloto Care Studio do Google Health e já está disponível para teste por empresas de saúde e ciências biológicas.
“Trazer recursos de pesquisa de geração de IA com qualidade do Google para todo o ecossistema de uma organização, incluindo EHRs, tem o potencial de melhorar drasticamente a eficiência, fornecer suporte à decisão clínica e aumentar a qualidade do atendimento que os médicos podem oferecer aos pacientes”, Burak Gokturk, vice-presidente e diretor geral gerente de Cloud AI e soluções industriais para Google Cloud, disse em um comunicado. “Tornar o Vertex AI Search mais útil para organizações de saúde e ciências biológicas é uma prioridade para nós porque sabemos que ter as informações e insights certos no momento certo pode fazer toda a diferença na saúde.”