Pague Menos registra 4º trimestre consecutivo de crescimento

A Farmácias Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil e a primeira a estar presente em todos os estados da federação, acaba de divulgar os resultados do quarto trimestre de 2024 e do exercício fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2024. O EBITDA da companhia avançou 32% no ano, chegando a R$ 628,5 milhões. Já a margem EBITDA ajustada foi de 4,6% no ano, incremento de 0,6p.p. em relação ao ano anterior. No 4T24, a companhia alcançou lucro líquido ajustado de R$ 77,1 milhões, representando um crescimento de 22,8% em relação aos R$ 62,8 milhões registrados no 4T23. No acumulado do ano, o lucro líquido ajustado atingiu R$ 152 milhões, avanço expressivo de 972,3% frente aos R$ 14,2 milhões de 2023.

“Os resultados alcançados em 2024 refletem a consistência da nossa estratégia e a solidez da nossa operação. Foram quatro trimestres consecutivos de crescimento acelerado e aumento de rentabilidade, fortalecendo nossa presença no mercado e aprimorando nossa eficiência”, destaca Jonas Marques, CEO da Pague Menos. “Esses avanços são fruto da dedicação do nosso time, do novo modelo de gestão e do compromisso com a inovação e a excelência no atendimento. Seguimos confiantes no potencial da Pague Menos para continuar entregando valor sustentável aos nossos clientes, colaboradores e acionistas”, complementa.

O lucro líquido ajustado da companhia fechou o ano em R$ 152 milhões, aumento expressivo de 972,3% frente aos R$ 14,2 milhões registrados em 2023. Apesar da relevante melhoria, a margem líquida permanece abaixo da média histórica da companhia e de peers do setor, em 1,1% da receita bruta. A marca encerrou o 4T24 com forte aceleração no crescimento de vendas, consolidando o quarto trimestre consecutivo de alta.

O crescimento total foi de 17,4%, com avanço de 17,1% em mesmas lojas e 16,4% em lojas maduras, superando em mais de três vezes a inflação do período. No ano, o crescimento acumulado de mesmas lojas atingiu 13,0%, o maior ritmo em mais de 10 anos.

A Black Friday foi um dos principais destaques do 4º trimestre, com crescimento de 40% no fim de semana do evento. Além disso, a performance das bandeiras do grupo mostrou evolução significativa, com o portfólio de lojas Pague Menos acelerando de 12,6% para 16,5%, a Extrafarma avançando de 18,5% para 19,8% e as lojas convertidas registrando alta de 29,5% no trimestre.

A rede encerrou 2024 com 1.649 lojas, sendo 348 provenientes do portfólio adquirido da Extrafarma,das quais 125 já foram convertidas para a bandeira Pague Menos. Ao longo do ano, foram realizadas 30 aberturas e 13 fechamentos. No 4T24, a rede atingiu 6,5% de market share nacional, apresentando crescimento superior ao do mercado em todas as regiões do país. Ao longo do ano, a companhia registrou crescimento de 3,4 pontos percentuais acima do mercado, segundo a IQVIA. Para as lojas maduras, o crescimento foi ainda mais significativo, superando o mercado em 6,5 pontos percentuais, destacando a melhoria na produtividade das lojas como principal fator para o ganho de market share.

A companhia mantém seu compromisso com a desalavancagem financeira e segue focada na melhoria da eficiência operacional, com o objetivo de continuar a expansão de lucros. Como resultado, encerrou o 4T24 com dívida líquida de 2x em relação ao EBITDA ajustado, redução de 0,5x versus ano anterior.

Related posts

Grupo Fleury premia os melhores fornecedores de 2024 no Programa PERC

Humania e Genesys elevam experiências em saúde ao transformar serviços de suporte a pacientes

Interfarma anuncia Karina Lesch como diretora de Relações Institucionais