Home Artigos Cinco dicas para reconquistar ex-alunos em academias

Cinco dicas para reconquistar ex-alunos em academias

por Pedro Cruz
0 comentário

O relacionamento com os clientes é ponto crucial para o sucesso dos negócios. Quando analisamos o modelo de uma loja, por exemplo, vemos diversos artigos e especialistas batendo na tecla do relacionamento dizendo que, para manter o negócio saudável, o importante é fidelizar o cliente visando o seu retorno ao estabelecimento. No mundo fitness, o princípio é o mesmo, embora com particularidades, já que o produto oferecido são treinos de qualidade que exigem constância. Muitos alunos podem se sentir desmotivados por diversos fatores pessoais e abandonar a prática regular de atividades físicas.

Neste contexto, os gestores não devem se dar por vencidos.. Logicamente é preciso respeitar o espaço e o contexto pelo qual o aluno está passando, porém, há estratégias e ações que podem ser feitas com o propósito de “reconquistar” o ex-aluno. Trazer esse público de volta para o seu negócio fitness é uma ótima estratégia para maximizar os resultados da empresa.

Ao se reconectar com essas pessoas, que já conhecem o serviço e a forma de atuação do seu estabelecimento, é possível capitalizar a confiança e reconquistar a relação emocional que um dia foi criada. Além disso, aqueles que tiveram uma boa experiência podem ser defensores orgânicos da sua empresa, contribuindo para o marketing “boca a boca”. Por isso, além da possibilidade de trazer ex-alunos para o seu negócio fitness, uma estratégia bem feita pode contribuir com a construção de uma comunidade forte e duradoura.

Pensando nisso, separei cinco pontos que dizem respeito à estratégias para reconquistar os ex-clientes:

  • Conte com os dados que suas pesquisas de satisfação oferece

Tomar decisões por meio de dados sempre aumenta as chances de sucesso em uma estratégia. Nesse caso, é crucial aplicar pesquisas de satisfação para os clientes. Esses feedbacks são fundamentais – não apenas para entender a percepção dos alunos atuais e trabalhar em oportunidades de melhoria da experiência – mas também para entender as possíveis motivações da saída de um cliente.

Outro modelo de pesquisa, conhecido como NPS, além de gerar informações sobre a fidelização de alunos, tem potencial para segmentar os clientes da sua empresa em diferentes perfis, tornando mais fácil e eficaz o planejamento de iniciativas para cada caso.

E a dica bônus é escolher a melhor ferramenta para te ajudar a realizar pesquisas de satisfação de clientes de forma rápida, prática e com dashboards confiáveis para a tomada de decisão.

  • Esteja pronto para objeções

Apesar de nem sempre ser fácil de absorver, é importante considerar que o ex-aluno – em geral – não vai estar 100% disposto a retomar o contato. E muito provavelmente estará cheio de objeções. Por isso, a dica é estar preparado para ouvir, com atenção genuína, e enfrentar cada obstáculo apresentado de forma proativa, com o objetivo de esclarecer as insatisfações e oferecer soluções personalizadas para resolver qualquer problema.

Também é indicado dar destaque para novos benefícios, infraestrutura e posicionamento da empresa, que possam contribuir com a mudança de percepção e, consequentemente, da experiência promovida no local.

  • Faça comunicações personalizadas 

A tecnologia e o marketing digital trouxeram uma série de alternativas para um contato rápido e eficaz em relação a diversos públicos de uma empresa. No entanto, ao planejar como trazer ex-alunos para o seu negócio fitness, a recomendação é que a comunicação seja o mais personalizada, humanizada e exclusiva possível!

Essa é uma estratégia que pode contribuir com a percepção do ex-aluno sobre a preocupação genuína e o cuidado da empresa em tê-lo de volta. Ele sentirá que não é apenas um número, e sim parte importante de uma comunidade!

  • Ofereça ofertas exclusivas 

Outra excelente alternativa para trazer de volta os ex-alunos é oferecer descontos especiais, sessões de treino personalizadas, acesso a novos serviços e outras ofertas exclusivas para evidenciar a valorização do retorno desse cliente.  A dica aqui é manter o cuidado para que essas ofertas não sobreponham aos benefícios oferecidos para fidelização e os programas de incentivo dos alunos atuais desse espaço fitness.

  • Mantenha o relacionamento

Todas as dicas abordadas neste artigo são ótimas oportunidades para a manutenção do relacionamento com o ex-aluno, até que haja a chance de convidá-lo oficialmente de volta para o seu negócio fitness.

A principal questão aqui é como trabalhar essa estratégia com equilíbrio e cuidado para não tornar qualquer situação ainda mais desafiadora. O tom, frequência, momentos e canais escolhidos para investir nessa proximidade certamente farão a diferença para obter os melhores resultados.

Investir nessas estratégias para trazer alunos de volta pode gerar um ganho significativo para o negócio e um alívio financeiro quando chegar o momento de realizar o balanço no período. O mais importante é lembrar que o negócio está lidando com pessoas que iniciaram a prática de exercícios com um objetivo em mente. Basta a gestão demonstrar interesse em auxiliar na obtenção de resultados que os ex-alunos terão motivos de sobra para voltar.

Pedro Cruz, COO da Tecnofit.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias