terça-feira, maio 13, 2025
Home News Levantamento mostra que adesão a tratamentos de hipertensão aumenta com programas de benefício farmácia

Levantamento mostra que adesão a tratamentos de hipertensão aumenta com programas de benefício farmácia

por Redação
0 comentários

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a hipertensão arterial afeta aproximadamente 28% da população adulta no Brasil, mas apenas 30% desses pacientes seguem os cuidados adequados. Um levantamento realizado pela Funcional Health Tech, pioneira e líder no desenvolvimento de tecnologias para programas de suporte a pacientes no Brasil, revelou que a adesão ao tratamento da hipertensão é 22% maior entre aqueles que contam com apoio de soluções como Benefício Farmácia (BF), Programas de Benefício em Medicamentos (PBM) e Programas de Suporte ao Paciente (PSP). Entre os beneficiários do Benefício Farmácia, por exemplo, a taxa de pessoas diagnosticadas com a doença e que fizeram uso de medicamentos em 2024 foi de 52%, enquanto a média nacional é de apenas 30%.

Essas iniciativas não apenas reduzem barreiras financeiras, tornando os remédios mais acessíveis, mas também incentivam o acompanhamento contínuo e a adesão à assistência correta. “Por meio da inteligência de dados e parcerias com a indústria farmacêutica, a Funcional otimiza a jornada do paciente, garantindo que mais pessoas iniciem e mantenham tratamentos corretamente, reduzindo complicações e melhorando a qualidade de vida”, comenta Marcelo Miranda, Diretor de Varejo e Distribuição da Funcional Health Tech.

A hipertensão é comum e também perigosa, e uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). A detecção precoce e o tratamento adequado são fundamentais para reduzir complicações, sequelas e mortes, já que segundo dados do Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem por dia no Brasil devido a ela.

Além disso, dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2023 apontam que a prevalência da hipertensão é ligeiramente maior entre as mulheres, o que pode estar relacionado a fatores hormonais, envelhecimento populacional e maior frequência de consultas médicas, o que favorece o diagnóstico. Além disso, variações regionais podem ser influenciadas por fatores demográficos e socioeconômicos, como maior expectativa de vida nas regiões Sul e Sudeste, hábitos alimentares e acesso aos serviços de saúde.

Em 2024, o valor médio dos medicamentos contínuos para controle da pressão arterial foi de R$72,24 nas farmácias, segundo levantamento da Funcional, enquanto usuários do Benefício Farmácia pagaram cerca de R$29,76 — um desconto de 58,8%, evidenciando a importância desse benefício como ferramenta de acesso à saúde. O tratamento adequado não apenas reduz os gastos com complicações futuras, mas também melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes, especialmente quando aliado a hábitos saudáveis e acompanhamento médico regular.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside