segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Transtornos ansiosos lideram atendimentos de saúde mental por telemedicina

Transtornos ansiosos lideram atendimentos de saúde mental por telemedicina

por Redação
0 comentário

Com base no histórico de 71,8 mil consultas específicas em saúde mental realizadas pela telemedicina da Docway no ano passado, a empresa elaborou um ranking das principais razões que levam alguém a procurar assistência médica a distância. O primeiro lugar ficou com os transtornos ansiosos, com 30% dos atendimentos — o CID inclui transtorno de pânico, ansiedade generalizada e transtorno misto ansioso e depressivo. Na segunda posição aparecem os episódios depressivos, que englobam a depressão leve, moderada e grave, assim como sintomas psicóticos, com 4% da demanda.

Quando comparados os dados de 2021 e 2022, essa demanda representa um aumento de 36,5% no número de pacientes diagnosticados com transtornos de ansiedade e de 14% com quadros de depressão. “A saúde mental da população sofreu uma mudança expressiva nos últimos anos. As razões vão desde o receio pela morte, que se tornou mais presente após a pandemia, até a exaustão emocional”, aponta Karen Valeria da Silva, coordenadora de psicologia da Docway.

Tendo em vista a situação preocupante que se vive atualmente, a psicóloga reforça a importância do acompanhamento psicológico e de ações preventivas. “O acompanhamento terapêutico ou psiquiátrico ajuda a flexibilizar os pensamentos e a diminuir os sintomas de ansiedade. Esse autoconhecimento proporcionado permite um melhor controle de suas próprias emoções e cognições, a fim de alcançar uma vida saudável e funcional”, completa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside