O Sírio-Libanês, referência em saúde, ensino e pesquisa no Brasil, acaba de inaugurar o primeiro Centro de Treinamento da ERBE na América Latina. A iniciativa, realizada em parceria com a ERBE Academy, representa um avanço significativo na capacitação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de tecnologias para procedimentos minimamente invasivos.
A ERBE, empresa alemã líder mundial em tecnologias cirúrgicas, já estabeleceu centros de treinamento nos Estados Unidos, Alemanha, Singapura e Líbano. Com a chegada desse novo centro ao Brasil, o Sírio-Libanês fortalece ainda mais sua missão de promover a inovação e a excelência na assistência médica, oferecendo capacitação de alto nível para médicos e profissionais de saúde de toda a América Latina.
“Esta iniciativa amplia ainda mais nosso papel como instituição de referência na formação de profissionais de saúde e na disseminação do conhecimento”, explica Luiz Fernando Lima Reis, diretor de Pesquisa do Sírio-Libanês.
Entre as novidades trazidas pela ERBE para o Brasil estão os equipamentos de criocirurgia, que permitem biópsias de pulmão com alto valor diagnóstico sem a necessidade de cirurgia aberta. Os sistemas de criocirurgia ERBE utilizam técnicas de congelamento e descongelamento por meio de uma criosonda flexível para biópsia, remoção de corpos estranhos, recanalização e desvitalização seletiva de tecidos. Essa técnica é particularmente utilizada na pneumologia, auxiliando no diagnóstico e manejo de doenças que causam estreitamento ou obstrução da traqueia ou dos brônquios.
O Centro de Treinamento do Sírio-Libanês também trouxe outra tecnologia inovadora da ERBE para o Brasil: a cirurgia por pressão de água. Esse procedimento utiliza um jato de água de alta pressão para separar delicadamente os tecidos, permitindo cirurgias hepáticas, urológicas e de endoscopia digestiva. Conhecido como hidrocirurgia, esse método é especialmente vantajoso por minimizar danos a vasos sanguíneos e nervos, reduzindo o risco de sangramento excessivo. Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada para a remoção de tumores superficiais e para facilitar procedimentos cirúrgicos com maior precisão e segurança.
Os sistemas da ERBE combinam hidrocirurgia, plasmacirurgia, criocirurgia e termofusão com eletrocirurgia, permitindo que os médicos realizem cortes, coagulação e selagem de vasos simultaneamente, sem a necessidade de trocar de instrumento. Isso torna os procedimentos mais rápidos e seguros, especialmente em órgãos sensíveis, como o fígado, o pulmão, o trato gastrointestinal e a bexiga.
“O Centro de Treinamento da ERBE permitirá que mais especialistas tenham acesso a técnicas avançadas, resultando em procedimentos cada vez mais seguros e precisos”, afirma Lucas Salgado de Salles Oliveira, Gerente Internacional da Erbe Academy. “Esse espaço será também um hub para todos os nossos representantes e profissionais médicos da América Latina”, complementa.
O Centro de Treinamento do campus Bela Vista da Faculdade Sírio-Libanês existe desde 2003 e tem sido uma referência na capacitação de profissionais de saúde no Brasil e na América Latina. Num espaço de 300 m2, com quatro laboratórios e um biotério, o Centro de Treinamento oferece experiência prática em procedimentos minimamente invasivos, robótica, cirurgias e videocirurgias, além de simulação realística. Por meio de cursos, workshops, pós-graduação e programas de especialização, o Sírio-Libanês contribui para a formação de novos médicos, oferecendo o que há de mais moderno na medicina.
“Essa parceria reforça o compromisso do Sírio-Libanês com a integração entre assistência, ensino e pesquisa – um modelo que sustenta sua atuação pioneira e impacta diretamente a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes, incluindo aqueles atendidos pelo sistema público de saúde”, afirma o Dr. Fernando Ganem, diretor-geral do Sírio-Libanês.