terça-feira, março 5, 2024
Home News Mercado de cannabis medicinal deve ultrapassar a marca de 1 bilhão de reais neste ano

Mercado de cannabis medicinal deve ultrapassar a marca de 1 bilhão de reais neste ano

por Redação
0 comentário

O ano de 2023 foi marcado pelo caminhar a passos largos da cannabis medicinal no Brasil: em um ano o mercado alcançou a marca de quase 700 milhões de reais. O dado, divulgado pela Kaya Mind, startup brasileira especializada em dados e inteligência, é acompanhado por um aumento significativo no número de pacientes que se beneficiam dos derivados da planta – já são aproximadamente 420 mil pessoas no país utilizando cannabis medicinal. A estimativa, agora, é que o mercado canábico supere a marca de 1 bilhão de reais em receita neste ano.

Sobre a movimentação financeira, quando comparado com 2018 esse número era de apenas R$ 3,7 milhões. Segundo a Kaya Mind, se houvesse uma regulamentação que incluísse o uso medicinal, industrial e adulto ou recreativo da planta, em quatro anos, o setor geraria R$ 26,1 bilhões à economia.

Ainda de acordo com a startup, além do crescimento de 130% no número de pacientes em 2023, houve um aumento de 92% na movimentação financeira, quando comparado ao ano anterior. Atualmente, o Brasil conta com uma oferta de mais de 1.700 produtos de cannabis, disponíveis em 18 formas farmacêuticas diferentes, cujo fornecimento no ano passado foi feito por 1.034 empresas e associações de cannabis medicinal – as evidências de potencial crescimento estão em todas as áreas relacionadas à planta.

De acordo com Joaquim Castro, fundador da Gravital, primeira clínica focada em terapias à base de cannabis do Brasil, a quantidade de novos produtos aprovados para comercialização nas farmácias, a rápida diminuição do preço do produto importado, além do grande número de eventos e congressos que aumentaram a base de médicos prescritores são alguns dos fatores que evidenciam o fato desse mercado ser promissor no Brasil. “Estes números confirmam como o uso da planta tem ajudado milhares de famílias a obterem melhoras significativas na saúde, proporcionadas pelos tratamentos com a cannabis medicinal. Nós observamos isso no dia a dia, nas consultas dos nossos médicos com pacientes de todo o Brasil. É um mercado ainda em sua infância, mas que cresce a passos largos a despeito de todos os entraves”, destaca ele.

Joaquim também afirma que, em 2024, espera ver um crescimento da cannabis medicinal em diversos âmbitos, como no acesso à informação e tratamento. “Será um ano de expansão da nossa franquia. O interesse em oferecer o tratamento por meio da medicina canábica vem crescendo no Brasil e muitas pessoas querem levar a expertise da Gravital para suas cidades. Por isso, com o apoio de uma consultoria, desenvolvemos um modelo de franquia para atender a esta demanda, o que vai expandir nosso negócio para outras regiões”, finaliza.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside