quarta-feira, maio 22, 2024
Home Inovação Hospital Ernesto Dornelles inova ao implementar projeto de Aprimoramento da Resiliência Operacional

Hospital Ernesto Dornelles inova ao implementar projeto de Aprimoramento da Resiliência Operacional

por Redação
0 comentário

O Hospital Ernesto Dornelles deu um importante passo em direção ao aprimoramento da resiliência operacional na jornada do paciente em seu setor de emergência. A apresentação do projeto foi um marco para a instituição, que busca constantemente melhorar seus processos e garantir a excelência no atendimento. O trabalho foi desenvolvido pela empresa Adjust Consultoria, juntamente com o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do HED – CitS.

A resiliência operacional é um conceito que tem ganhado cada vez mais destaque no setor da saúde. Trata-se da capacidade de uma organização de se adaptar e se recuperar rapidamente diante de adversidades, mantendo a qualidade e a segurança dos serviços prestados. No caso do Hospital Ernesto Dornelles, a resiliência operacional é fundamental para garantir que os pacientes recebam o melhor atendimento possível, mesmo em situações de emergência.

Por meio de análises e metodologias sistêmicas do campo da Engenharia de Resiliência, foi possível compreender a realidade complexa do serviço de emergência médica que influenciam na experiência do paciente durante os momentos de superlotação (períodos de bandeira vermelha), construindo soluções em processos e treinamentos para o desenvolvimento da resiliência organizacional frente a desafios e oportunidades. O estudo ocorreu nas áreas de triagem, consulta, exames, medicação, reavaliação e internação.

Segundo Rafael Trancoso e João Freitas, sócios-fundadores da Adjust Consultoria, o HED foi escolhido para o desenvolvimento do projeto por ser uma instituição de referência e possuir um centro de inovação, que busca, constantemente, aprimoramento e atualização de processos. “Por ser uma organização complexa, com diversos setores numa emergência enorme, o hospital possui um grau de complexidade que se adequa a essa abordagem da engenharia de resiliência. Além de ser uma instituição que está sempre buscando novas abordagens”, complementa Trancoso.

Para Geraldo Aguiar e Luis Goulart, lideranças do Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do HED, atuar com startups através do CitS contribui com o desenvolvimento da instituição e das empresas. “O nosso objetivo era aproximar esse conhecimento acadêmico e tecnológico para a área de gestão em saúde, ou seja, é um conhecimento que ainda é embrionário nas empresas do setor e estamos tendo oportunidade de inovar. Visamos fomentar as startups em um ecossistema. Nós servimos de campo de estudo, pesquisa e aplicação de novas tecnologias. Quando uma startup trabalha conosco, nós estamos fomentando esses novos atendimentos em saúde”.

Segundo o gestor médico do Serviço de Emergência do HED, Dr. Alexandre Becker, o projeto trouxe uma visão mais ampla sobre os processos. “A engenharia de resiliência pode parecer algo distante no cenário da saúde. Mas ela tem uma ciência por trás. O relatório de diagnóstico entregue mostrou todos os pontos em que podemos atuar para aprimorar a assistência aos nossos pacientes. A apresentação deste projeto representa um importante avanço na busca pela excelência no atendimento”.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside