terça-feira, junho 25, 2024
Home News Pequeno Príncipe inicia programa de pós-graduação

Pequeno Príncipe inicia programa de pós-graduação

por Redaçãoi
0 comentário

Lançado em 2022, o programa de educação continuada em saúde infantojuvenil do Hospital Pequeno Príncipe, o Multiplica PP, passa a oferecer cursos de pós-graduação a partir deste ano. Os dois primeiros vão abranger conteúdos nas áreas de Fisioterapia em Terapia Intensiva: Atuação Pediátrica e Neonatal e Saúde Física e Mental do Adolescente. Ambos já estão com as matrículas abertas, e as aulas estão previstas para começar no mês de março.

No curso de Fisioterapia em Terapia Intensiva, que inicia no dia 1.º de março, os alunos terão oportunidade de especializar-se no manejo do paciente crítico pediátrico e neonatal em UTIs, desde a avaliação inicial e o atendimento diário até a sua alta. Com uma carga horária de 360 horas, as aulas serão online, com encontros mensais às sextas-feiras, das 19h às 20h40, e aos sábados, das 8h às 17h20.

O curso também oferece a opção de ampliar o aperfeiçoamento com a realização de mais 80 horas de estágio presencial, com experiência in loco e contato direto com o ambiente de UTI do Pequeno Príncipe. O Serviço de Fisioterapia do Hospital existe há mais de 30 anos e atende pacientes de alta complexidade das mais diversas especialidades clínicas.

Aula magna

Para inaugurar o primeiro curso de pós-graduação, o Multiplica PP preparou uma aula magna online, aberta e gratuita, sobre o manejo fisioterapêutico no paciente pediátrico em ECMO (terapia de oxigenação por membrana extracorpórea). A tecnologia substitui temporariamente a função do coração e dos pulmões por meio de tubos, bombas, aquecedores e oxigenadores instalados fora do corpo, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto reestabelece o funcionamento normal dos seus próprios órgãos.

O diferencial dessa terapia é a equipe multidisciplinar que atua diretamente nos cuidados com o paciente. O papel do fisioterapeuta nesse processo é de fundamental importância. Esse conteúdo faz parte da grade do curso Fisioterapia em Terapia Intensiva: Atuação Pediátrica e Neonatal. A aula, com certificado, será realizada no dia 27/2, a partir das 20h.

Adolescência

Previsto para começar em 8 de março, o curso de Saúde Física e Mental do Adolescente será 100% online, com aulas ao vivo, às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã, a cada 15 dias. Voltado para médicos, enfermeiros e multiprofissionais da saúde que atuam com esse público, o conteúdo trará especialistas para falar como esses profissionais podem acompanhar as transições que marcam essa fase de desenvolvimento.

O aprendizado baseado em debates orientados e em estudos de casos leva em consideração a compreensão das transformações corporais e comportamentais dentro da realidade e diversidade de cada adolescente. Esse entendimento torna mais fácil a identificação de riscos relacionados à gravidez, violência, uso de drogas, depressão, evasão escolar e ISTs.

Em ambos os cursos, o profissional será protagonista do seu processo de aprendizado e na aplicação das novas habilidades desenvolvidas em sua área de atuação. A certificação, validada pelo Ministério da Educação, é emitida pela Faculdades Pequeno Príncipe, avaliada com nota 5 pelo MEC.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside